
A decisão pelo tema veio a partir de uma reunião dos professores da escola no primeiro bimestre. Cada profissional levou um livro da biblioteca da escola para apresentar aos colegas. A escolhida foi Ombela, obra que conta a história de uma deusa africana.
"A educação é um dos pilares para desconstruir a cultura racista. Nós não podemos falar de respeito antes de falar de inclusão. A partir do momento que trazemos a ideia de pertencimento, aproximamos o reconhecimento da existência cultural dos brasileiros. É uma forma de enxergar a diversidade", explica o vice-diretor Pedro Seabra.
O evento será dividido em duas frentes: oficinas para a comunidade geral e apresentação de estudantes do 1º ao 7º anos, por meio de danças, painés de pintura, oficinas de artesanato, entre outros. "Do 1º ao 5º ano, as apresentações serão voltadas para questões de valorização da identidade negra. A partir do 6º ano, a visão será mais crítica e questionamentos sobre o racismo ter sido um fator determinante durante anos", conta Pedro.
No almoço, o público poderá escolher entre feijoada e acarajé. Haverá ainda samba na ponta do pé com Flavinho Sambista e Isabella Teles. Os ingressos (por pessoa) custam R$ 12.
Confira a programação completa:
8h30 - Abertura
9h30 - Contação de história: O casamento da Girafa com o leão
10h - Apresentação 3º ano
10h25 - Apresentação 7º ano D
10h50 - Apresentação 2º ano
11h20 - Apresentação 1º ano
11h45 - Samba na ponta do pé com Flavinho Sambista e Isabella Teles
12h15 - Almoço
13h15 - Apresentação 4º ano
13h30 - Apresentação 5º ano
14h - Apresentação 6º ano
14h20 - Apresentação 7º ano E
14h35 - Encerramento
Durante todo o dia o evento contará com oficinas e exposições. Confira:
Biblioteca - AfroLivro
Sala 1 - Bailarinas do vento
Sala 2 - Joias do Café
Sala 3 - Tapeçaria
Sala 4 - A influência indígena
Sala 5 - Sinta a minha pele
Sala 6 - Vista a minha pele
Sala 7 - Ser negro é ser cultura Paralelo Cultural
Sala 8 - ReciclArte