Cidades

Polícia Federal desarticula esquema de envio de drogas para a Europa

Na manhã desta quarta-feira (20/11), agentes da corporação cumpriram um mandado de busca e apreensão no DF e outras unidades da federação

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 20/11/2019 09:59
[FOTO1]A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (20/11), no Distrito Federal, no intuito de desarticular uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa e de haxixe para o Brasil. O transporte das drogas era realizado nos aeroportos internacionais do país.

Além do DF, a Operação Wanderlust foi realizada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba e Amazonas. Ao todo, a PF cumpre 40 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão. Também são executadas ordens judiciais para apreensão de 40 veículos ; embarcações, caminhões, automóveis e motocicletas ; e sequestro de bens com valor estimado em mais de R$ 10 milhões.

As investigações começaram em março de 2019 e identificaram que a organização criminosa, a partir de Caixias do Sul (RS) e de Curitiba (PR), recrutava mulheres em diversos estados do país para atuarem como ;;mulas;; no transporte da droga para a Europa.

No decorrer do inquérito policial foram realizados diversos flagrantes em aeroportos brasileiros e no exterior, com 25 pessoas presas em flagrante, seis delas em Lisboa, em Portugal, e quase duas toneladas de drogas apreendidas. Em uma das ações, a Polícia Federal interceptou em João Pessoa (PB) uma carga de 1,6 toneladas de haxixe em um veleiro que havia saído de Marrocos, na África, que foi a maior apreensão de droga pela PF.

A Operação contou com o apoio da Adidância da Polícia Federal em Portugal e com acordos de Cooperação Policial Internacional com diversos países para levantamento de informações e diligências no exterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação