Cidades

Governo conclui estudo para licitação de estacionamentos rotativos

Projeto prevê a implantação de estacionamentos pagos em áreas de grande circulação do Plano Piloto. O estudo vai ser apresentado para a população em audiências públicas

postado em 20/11/2019 17:09
[FOTO1] Diante da constante demanda por vagas de estacionamento, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) publicou nesta quarta-feira (20/11) o resultado da avaliação dos estudos para embasar a futura licitação de estacionamentos rotativos do projeto Zona Verde.
A Zona Verde será aplicada em locais de grande circulação do Plano Piloto. O prazo de estudos encerrou-se em setembro e os projetos enviados foram analisados por uma comissão técnica instituída pela Semob. A empresa escolhida é a Rizzo Parking and Mobility S/A.
A comissão sugeriu ajustes e a empresa deverá fazer as correções antes de apresentar a proposta em audiência pública, com participação de futuros usuários, potenciais licitantes e demais interessados.
Em seguida, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) irá apreciar o trabalho e, só então, o edital será divulgado. Das 12 empresas que manifestaram interesse em realizar o estudo, apenas duas, de fato, apresentaram. Nove foram autorizadas por comprovar experiência com operação de estacionamento.

Multas

Reportagem do Correio mostrou que, de janeiro a outubro de 2019, os órgãos fiscalizadores de trânsito do Distrito Federal emitiram 139,7 mil multas a condutores que desrespeitaram as normas e deixaram carros e motos em lugares inapropriados.
Isso significa que, em média, a cada três minutos e oito segundos, uma pessoa foi autuada. No mesmo período do ano passado, o Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Polícia Militar e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) contabilizaram 149,6 mil infrações ; 6,5% a mais que neste ano.
*Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação