postado em 21/11/2019 04:07
[FOTO1]A partir de 2020, quem quiser estacionar o veículo em áreas públicas do Plano Piloto terá de pagar. Os estacionamentos passarão a ser rotativos em função da implementação da Zona Verde. O projeto da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) prevê a cobrança de taxas pelo uso das quase 80 mil vagas na zona central de Brasília. O objetivo é diminuir o uso do transporte individual e aumentar o uso de ônibus e metrô.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira, a Zona Verde também contribuirá para reduzir os engarrafamentos na região. ;Quando você desestimula a utilização do carro pessoal, as pessoas vão procurar o coletivo, porque é caro ficar o dia inteiro numa vaga paga;, ressalta.
Segundo Valter, a Zona Verde contará com bolsões de estacionamentos para que os motoristas deixem os carros próximos a estações do BRT e do metrô. ;A empresa que fez o estudo precisou contemplar a construção de bolsões para dar opção às pessoas, de utilizarem ônibus ou metrô, por exemplo;, explica. De acordo com ele, também haverá aumento na frota de ônibus para atender à demanda, além da criação de faixas exclusivas.
O estudo que guiará o projeto foi publicado ontem pela Semob no Diário Oficial do Distrito Federal. A avaliação é da empresa Rizzo Parking and Mobility S/A e passará por ajustes da secretaria para, no início de 2020, ser apresentado, em audiência pública, à população e a prováveis interessados em participar da licitação de execução do projeto. O Tribunal de Contas do DF (TCDF) analisará a proposta antes da divulgação do edital. A previsão é de que a Zona Verde seja implementada no segundo semestre do próximo ano.
Para o especialista em transporte da Universidade de Brasília (UnB) Flávio Dias, não adianta criar estacionamentos rotativos se não houver um retorno efetivo para a população. ;Você tem de criar vagas e estacionamentos cobertos, por exemplo. Tem de trazer um benefício. Não pode, simplesmente, ser um projeto para sobretaxar a população. Senão, parece que estamos retirando uma verba do cidadão, sem trazer um retorno a ele;, avalia.
"As pessoas vão procurar o (transporte) coletivo,
porque é caro ficar o dia inteiro numa vaga paga;
porque é caro ficar o dia inteiro numa vaga paga;
Valter Casimiro Silveira,
secretário de Transporte e Mobilidade