Cidades

Polícia Civil inicia operação contra roubos e furtos no fim de ano

A ação ocorrerá toda sexta, sábado e domingo até a véspera do Natal, em 24 de dezembro. Ao todo, 270 policias civis estarão nas ruas

Caroline Cintra
postado em 21/11/2019 12:18
[FOTO1]A Polícia Civil iniciou na última sexta-feira (15/11) a Operação Natal Seguro. A ação visa diminuir os índices de criminalidade no fim do ano, período em que a população recebe mais dinheiro, devido ao 13; salário, e frequenta mais os comércios da cidade. As primeiras cidades a receber a atuação da polícia foram Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Gama e Recanto das Emas.

A operação ocorre até a véspera de Natal, em 24 de dezembro, toda sexta-feira, sábado e domingo. Por dia, atuarão 90 policiais, totalizando 270 agentes da Polícia Civil. A partir de 30 de novembro o número será maior.

De acordo com o delegado do Departamento de Polícia Circunscricional, Jeferson Lisboa Gimenes, a operação foi iniciada com sucesso. Houve prisões por receptação de aparelhos celulares e por posse de arma de fogo -- entre elas uma calibre .40, que é de uso restrito. Além disso, foram presas pessoas que cumpriam pena domiciliar e apreendidos menores com mandados de busca e apreensão em aberto.

"Ainda não temos o balanço do primeiro fim de semana da operação, mas Ceilândia foi a cidade com mais prisões. Estivemos lá na sexta-feira, quando teve uma queda de energia. A população agradeceu muito porque se sentiu segura. As pessoas estavam no escuro e muitas ocorrências poderiam acontecer nesse período", disse o delegado.

Jefferson ressaltou que todas as regiões do DF receberão a operação. Em média, seis delegacias atuarão por dia, com uma equipe de cinco policiais cada e um delegado coordenando. "Nosso foco será mais em cidades com maior índice de violência, mas a operação será em todas elas. O intuito é reduzir os crimes patrimoniais e contra a vida", destacou.

De acordo com o delegado, um dos crimes que contribuem para o aumento dessas ocorrências é o tráfico de drogas. De 1; de janeiro até esta quinta-feira (21/11), 1.235 pessoas presas por tráfico de drogas. No mesmo período do ano passado, foram 867. Em todo 2018, 910 pessoas foram presas.

"É importante a gente dizer que não é o tráfico de drogas que está crescendo. Nós que temos combatido mais ele", ressaltou o delegado. "Até o fim da operação vamos divulgar os balanços gerais", completou.

A Operação Natal Seguro é coordenada pela Polícia Civil e ocorrerá às sextas e aos sábados, das 20h às 2h, e aos domingos, das 18h à 0h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação