Cidades

Chuvas atingem 77% do previsto para o mês de novembro

Precipitações causaram grandes transtornos Samambaia e Vicente Pires. Previsão é de mais tempestade nos próximos dias

Lis Cappi*, Juliana Andrade
postado em 21/11/2019 17:57
[FOTO1]Nos últimos dias, o Distrito Federal registrou fortes chuvas. As precipitações correspondem a 77% do total de 226.9mm previsto para o mês de novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O resultado das tempestades têm sido ruas alagadas, lama e impactos no trânsito. A previsão para hoje é de mais chuva. O tempo permanece nublado a encoberto, com pancadas e trovoadas isoladas.

A chuva pode ser boa para os reservatórios do DF, mas grande parte da população teme os estragos. Em Vicente Pires, por exemplo, chuva se tornou sinônimo de preocupação. A representante comercial Alexandra Galeno, 39 anos, conta os transtornos com o temporal da última quarta-feira. ;Parecia um dilúvio. Por volta de 17h30, os carros não passavam. Foi horrível. Muita chuva, muita água, enxurrada, muito lama e tudo escuro;, comenta a moradora, que ficou presa no trânsito.
A dona de casa Patrícia Ribeiro, 41, mora na cidade desde 2003, e não sai de casa quando há precipitações. ;Vira uma cachoeira, a água volta toda para a EPTG, trazendo asfalto, pedra e terra. Agora colocaram asfalto, mas ainda falta a implantação de bocas de lobo, não melhorou nada;, diz.
Fernando Souza, 55, ressalta que a Rua 3 alaga mesmo quando as chuvas são fracas, e que a situação tem trazido prejuízo ao comércio da avenida por dificultar a ida de clientes às lojas. ;Quando a chuva é forte, fica intransitável. É uma avenida principal, que liga a Estrutural à EPTG, com comércio por toda a parte. Poderia ser um ponto de acesso, mas todos evitam passar por aqui;, relata.

Obras em Vicente Pires

O empresário Volteir Oliveira, 59, reforça o impacto da chuva sob as obras de pavimentação, e conta que o trabalho da Travessa 4 foi perdido após o temporal de quarta-feira (20/11). ;A rua estava pronta para ser asfaltada, estava toda completa desde cima, e, agora, foi tudo embora. Estão jogando fora todo o material. Um material caro, que não perderia se estivesse asfaltado;, diz.

A Secretaria de Obras informou, em nota, que as obras estão dentro do cronograma estabelecido e os serviços devem ser concluídos em 2020. ;Até o final do ano alcançaremos a marca de 70% dos serviços previstos em contrato concluídos. Os serviços de pavimentação serão reduzidos, em função das chuvas, e a meta é focar nos trabalhos de drenagem;, informa.
A pasta afirma, ainda, que toda a cidade está em obras, e que as ruas 3 e 8 estão em fase de conclusão da rede de drenagem: ;Em poucos dias o sistema entrará em funcionamento e essas ;cachoeiras; que correm pelas ruas serão coisa do passado;.

Mais estragos em Samambaia

[FOTO3]Os estragos não ficaram apenas em Vicente Pires. Em Samambaia, parte do muro do prédio da Administração Regional da cidade foi levado pela enxurrada. ;Logo após o ocorrido, as equipes da administração compareceram ao local para avaliar o dano e imediatamente tomou as providências;, informou a instituição, em nota.
Ainda próximo à Samambaia, uma moto ficou soterrada em um processo erosivo, que se iniciou às margens da BR-060, sentido Goiânia. A Defesa Civil, afirmou que ;notificou a concessionária responsável pela rodovia para que seja iniciado o trabalho de recuperação da área afetada;. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) também foram notificadas pela pasta, devido a tubulações no local afetado.
A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF). A corporação também atuou em um esgotamento em creche de Samambaia Sul, na QS 127. Os militares informaram que a água foi escoada naturalmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação