Cidades

Reforma das tesourinhas: obras começam nesta sexta-feira

Cronograma de trabalhos começam com as tesourinhas das vias 115/116 da Asa Norte; Detran interditará acessos ao local

postado em 21/11/2019 23:15
[FOTO1]As obras de revitalização das tesourinhas começam a partir desta sexta-feira (22/11). A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) comecará o cronograma de reformas pelo do conjunto de tesourinhas das vias 115/116 da Asa Norte. As primeiras estruturas a receber intervenção têm risco apontado em relatório do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) deverá fechar e sinalizar as vias. Em seguida, o canteiro de obras começa a ser montado. As obras de revitalização das tesourinhas foram anunciadas em outubro. A previsão é de que os reparos no conjunto de tesourinhas da 107/108 Norte, bem como da 103/104 e 115/116 da Asa Sul, comecem no início de dezembro.

Durante as obras, o trânsito na via de ligação das quadras 100 e 200 será interditado nos dois sentidos, de acordo com o Detran. Assim, o motorista que estiver saindo das quadras comerciais deverá acessar o eixinho e fazer as tesourinhas da quadra seguinte para conseguir passar por baixo do Eixo Rodoviário de Brasília (Eixão), retornando ao trajeto de origem.

Os eixinhos Leste (de baixo) e Oeste (de cima) ficarão com uma faixa de rolamento fechada para acomodação dos veículos e trabalhadores na altura do viaduto em obra. Nesse local, não será possível fazer as conversões nas alças das tesourinhas. Por isso, o motorista precisará ir mais adiante para chegar à vizinhança das intervenções.

O Detran indica utilizar a Via W1 (rua do comércio local) ou a L2 como alternativas para acessar as quadras comerciais e residências próximas às obras.

Obras


Ao todo, 96 passagens sob o Eixão e os eixinhos (L e W) terão estrutura e estéticas recuperadas pela Novacap, ao custo de R$ 7.337.880. A duração das obras está estimada em um ano.

As ações serão simultâneas em quatro entrequadras por vez. Há um conjunto com duas tesourinhas e um túnel de ligação em cada uma das 16 entrequadras que cortam os quase 15 quilômetros do Eixão (das duas asas). Todas elas passarão por reforço estrutural, revitalização e pintura.

Nas tesourinhas da Asa Sul, os tijolos de cor laranja serão removidos, com a devida aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O atual revestimento dará lugar ao concreto aparente, que será o padrão de todas as tesourinhas.

O planejamento estabelece que haja sempre pelo menos duas passagens liberadas para minimizar os impactos no trânsito. A previsão é de 45 dias para a conclusão das intervenções em cada conjunto.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação