Darcianne Diogo
postado em 24/11/2019 11:08
[FOTO1]Estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino participarão do programa ;Brasília, Nossa Capital;, um roteiro cívico-pedagógico que tem como objetivo abordar conteúdos interdisciplinares em torno de Brasília e a importância nos cenários social, político e histórico-cultural do país. À princípio, serão contemplados alunos das regiões de Planaltina, Paranoá, Gama e Recanto das Emas. O objetivo é atingir 200 jovens em dezembro só do DF. A partir de 2020, alunos de todo o país serão contemplados.
O roteiro, de iniciativa da Secretaria de Turismo em cooperação com a Secretaria de Educação do DF e promovido pela Viaja Brasília, do Grupo Voetur, começou nesta sexta-feira (22/11). Ele tem duração de três dias e é orientado a estudantes de todas as escolas do Brasil. "Brasília tem um poder enorme de encantamento e temos ações na cidade que propiciam uma experiência única, prova disso é o Bandeirão. A cerimônia de hasteamento da bandeira é realizada todo 1; domingo do mês e se tornou um grande evento. Nós, da Secretaria de Turismo, e o GDF estamos implementando ações desde o início de janeiro para fortalecer o cenário e tornar a capital um destino interessante", afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
As atividades são conduzidas de forma participativa, lúdica e dinâmica por guias de turismo, e contam com o apoio pedagógico dos professores que acompanham as turmas. Três temas fundamentais dão base às visitações: a transferência da capital do Brasil e a construção no centro do país; a capital federal enquanto símbolo nacional da República Federativa do Brasil; e a cidade planejada, considerada obra prima do gênio criativo humano e Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Seleção
Na primeira fase do projeto, os estudantes das redes públicas foram selecionados por meio de um concurso de produção audiovisual que teve como tema: ;Como você apresentaria a sua região para um estudante que vem visitar a nossa Capital?;. Eles terão direito a hotel, alimentação, transporte, além das visitas guiadas. Os gastos são de responsabilidade das empresas privadas.