Cidades

Saúde reforça ações para que hospitais identifiquem agressões a mulheres

Secretaria vai implementar o Formulário de Estratificação de Risco e reforçar o uso do Violentômetro nas unidade de saúde

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 26/11/2019 12:22
[FOTO1]As unidades de saúde são, muitas vezes, o único lugar em que as mulheres vítimas de violência doméstica procuram ajuda. Por isso, profissionais da rede têm papel fundamental tanto na identificação das agressões violência quanto no acolhimento à vítima.

Aderindo à campanha anual 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Secretaria de Saúde vai implementar o Formulário de Estratificação de Risco, questionário que ajuda a identificar a violência; e reforçar o uso do Violentômetro, medidor da agressividade nas relações.

O objetivo é que ao identificar casos de violência, sejam feitas intervenções para proteger a mulher e prevenir feminicídios. A Secretaria de Saúde destaca que toda a rede está apta a identificar, acolher, notificar e atender as vítimas.

A pasta informa que, no primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Saúde notificou 824 casos de violência contra pessoas do sexo feminino.

As mulheres também podem procurar o Centro de Especialidades para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav), antigo PAV, que oferece assistência mais específica. O serviço está presente em sete regiões de saúde do DF, com 18 unidades.

16 Dia de Ativismo

Campanha anual criada em 1991, por ativistas da Liderança Global das Mulheres, a ação tem o objetivo de mobilizar a sociedade e organizações para prevenir e eliminar a violência contra a mulher.

A campanha teve inicio na segunda-feira (25/11), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, e segue até 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Onde procurar ajuda

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência ; Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
Telefone: 180 (disque-denúncia)

Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)
; De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
; Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
; Entrequadra 204/205 Sul - Asa Sul
(61) 3207-6172

Disque 100 ; Ministério dos Direitos Humanos
Telefone: 100

Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar
Telefones: (61) 3910-1349 / (61) 3910-1350

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação