Cidades

Negros tem menos acesso a direitos trabalhistas no DF, diz pesquisa

Rendimento médio também é mais baixo, apontou Pesquisa de Emprego e Desemprego, da Secretaria do Trabalho em conjunto com outros órgãos da capital

Alan Rios
postado em 26/11/2019 16:10

[FOTO1]

A população negra do Distrito Federal sofre mais com o desemprego e tem menos acesso a direitos trabalhistas e previdenciário. Essas são algumas conclusões de um estudo lançado nesta terça-feira (26/11) na Secretaria do Trabalho. A Pesquisa de Emprego e Desemprego mostrou que os negros representam 75,6% dos desempregados na capital.

A análise é resultado de um trabalho conjunto entre Secretaria do Trabalho, Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Secretaria de Justiça e Cidadania. Os dados levaram em conta a declaração de cor da população pesquisada.

Max Leno de Almeida, supervisor técnico Dieese, afirma que esses dados dão oportunidades para analisar questões que incentivam debates e políticas públicas. "A pesquisa tem o propósito de trazer reflexões a respeito de determinados temas, relacionados ao mercado de trabalho do DF, como o fato de que é a diferença de renda entra negros e brancos é batente significativa, mesmo levando em conta que os salários do DF são relevantes em comparação nacional", disse.

Entre os números mais importantes do relatório, estão aqueles que evidenciam as barreiras sociais de homens e mulheres negras. A população economicamente ativa é de 70% de negros, enquanto a população negra representa 75,6% dos desempregados. No setor público, os brancos ocupam 29,6% dos cargos, enquanto os negros somente 18,4%. Já entre os autônomos, os negros são maioria, com 14,8% dos ocupantes dessa área, contra 13,7% de brancos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação