Cidades

Venda de pacotes de turismo deve crescer 20% na alta temporada

Setor de turismo na capital federal prevê aumento de 20% nos pacotes de viagens vendidos para os meses de dezembro a março. Facilidades de pagamento e promoções são atrativos para quem quer aproveitar as férias de verão

Cibele Moreira
postado em 27/11/2019 06:00
[FOTO1]Férias escolares, festividades de Natal e ano-novo e carnaval. Os meses de dezembro a março são uma aposta positiva para o setor de turismo. Mesmo sem os dados de 2018, a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Distrito Federal (Abav-DF) espera um aumento de 20% na venda de pacotes nesta temporada em comparação ao ano passado.

As facilidades de pagamento e as promoções feitas pelas companhias aéreas são atrativos, acredita o presidente da Abav-DF, Hugney Vellozo. ;Percebemos que a maioria dos brasilienses prefere parcelar os pacotes em até seis vezes e aproveitar melhor a viagem sem pesar tanto no bolso;, pontua. Ele explica que houve uma mudança de comportamento nos últimos anos. ;Com os sites de reservas e as comodidades na internet, os clientes já chegam às agências de turismo mais informados em relação a preços e destinos. Tivemos de nos adaptar à nova realidade, e, atualmente, o serviço ofertado por um agente de turismo é de consultoria. Vai além da venda de pacotes genéricos.;

A maioria dos destinos escolhidos para a temporada de verão está concentrada no território nacional. De acordo com a Abav-DF, não houve alteração no valor de passagens e de pacotes para o Nordeste por causa do vazamento de óleo que atingiu o litoral brasileiro nos últimos dois meses. Assim, as praias do Nordeste continuam em destaque com 75% das preferências dos brasilienses, segundo a associação. Maceió (AL), Fortaleza (CE), Salvador e Porto Seguro (BA) são algumas das cidades mais buscadas para esta época. Além disso, o estado do Rio de Janeiro recebe muita procura pelos moradores do DF nos primeiros meses do ano.

O calor das praias cariocas é o destino certo para Alíria Eloisa da Silva, 42 anos. Ela e um grupo de amigas estão com tudo programado para a viagem em janeiro. ;O Rio já virou o nosso queridinho;, brinca a professora, que está indo pela sexta vez para a cidade. A organização é feita com bastante antecedência e muita pesquisa. ;Começamos a pensar no próximo destino assim que voltamos da viagem no meio do ano. O passeio das amigas nos meses de julho e janeiro já é certo, então a gente se programa para isso.;

De acordo com Alíria, o planejamento também facilita na hora de equilibrar as finanças. ;Quanto mais cedo programamos, mais as chances de encontrarmos os melhores preços e começarmos a pagar antes também;, ressalta a moradora do Guará, que normalmente prefere parcelar os custos da viagem.


Destinos internacionais

Mesmo com a alta do dólar (a modalidade turismo está na casa dos R$ 4 desde agosto e fechou em mais de R$ 4,70 nesta terça-feira ; 26/11), as viagens internacionais não devem sofrer impacto negativo. A Associação Brasileira das Agências de Viagens do Distrito Federal espera um ganho de 5% nos pacotes vendidos para o exterior neste ano em relação ao ano passado. A maior procura é para a cidade de Orlando e seus parques de diversões. Ainda nos Estados Unidos, há muita demanda para Miami e Nova York. Os destinos na América do Sul também entraram na rota do gosto dos brasilienses, com tarifas aéreas atrativas e isenção de visto para entrada nos países.

Essas facilidades conquistam a professora Luciana Thays Guedes Timo, 33. Ela que mal desembarcou da viagem para o Chile, em outubro, já está com tudo planejado para conhecer Cusco, no Peru, no início de dezembro. Luciana conta que prefere organizar as viagens por conta própria. ;Gosto de cuidar de cada detalhe. Primeiro, pesquiso os possíveis destinos, levando em conta o clima e os preços das passagens. Depois, analiso as opções de hospedagem (custo-benefício). Em seguida, faço uma planilha, monto os roteiros com base em dicas da internet, vídeos e blogs de viajantes;, detalha ela, que deixa todas as informações à mão para não passar ;perrengue;.

O presidente da Abav-DF, Hugney Vellozo, ainda ressalta que os voos diretos saindo de Brasília para Santiago, no Chile, e para Lima, no Peru, podem gerar um ganho no número de embarques agora na temporada de fim de ano. Além desses, Buenos Aires, na Argentina, e Assunção, no Paraguai, têm se destacado nas buscas para a viagem de férias.


Turistas em Brasília

A capital federal também deve ter um aquecimento econômico com a chegada de turistas neste final de ano. Essa é a expectativa da Secretaria de Turismo do DF. ;Estamos bastante otimistas em relação à movimentação turística aqui em Brasília;, afirma o titular da pasta, Vanessa Mendonça.

Para ela, uma das grandes apostas é o evento Natal Sempre Monumental, iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) que conta com apoio do governo local. A proposta prevê diversas ações natalinas no centro da capital e em regiões administrativas. ;Pela primeira vez, Brasília vai poder viver o Natal. Esperamos atrair turistas de estados próximos, além de conquistar a permanência das famílias na cidade;, destaca a secretária.

Cidades mais procuradas

Preferência dos brasileiros para dezembro e janeiro:

1; Fortaleza (CE)
2; Natal (RN)
3; Gramado (RS)
4; Maceió (AL)
5; Rio de Janeiro (RJ)
6; Porto Seguro (BA)
7; São Paulo (SP)
8; Salvador (BA)
9; Ipojuca (PE)
10; Recife (PE)

Fonte: Ministério do Turismo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação