Cidades

Polícia Civil e MPDFT desmantelam grupo que fraudava planos de saúde

Segundo MPDT foram identificadas mais de 100 vítimas e, algumas delas, morreram sem atendimento. Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão no Sudoeste, Riacho Fundo e Santa Maria

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/11/2019 08:49
[FOTO1]A Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) deflagraram na manhã desta quarta-feira (27/11) uma operação que investiga organização criminosa suspeita de fraudar contratos de plano de saúde e, consequentemente, lesar as principais operadoras de saúde do Brasil, e os beneficiários dos serviços. O grupo atuava, principalmente, no Distrito Federal e no Rio de Janeiro e era composto por, pelo menos, quatro integrantes. Segundo o MPDFT, mais de 100 vítimas foram identificadas no DF e, algumas morreram por falta de atendimento.

A operação foi realizada nas residências dos investigados no Sudoeste, Riacho Fundo e Santa Maria, além de em três empresas localizadas no Setor Comercial Sul. Foram apreendidos diversos documentos referentes à contratação de planos de saúde, HD de computadores, aparelhos celulares e dispositivos de armazenamento de dados informatizados.

De acordo com o delegado Bruno Carvalho e Silva, diretor da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), o esquema consistia no lançamento de dados qualificativos falsos referentes à idade, condição de saúde e outros nos formulários de contratação do plano de saúde, a fim de reduzir os custo.

;;Assim, os beneficiários, em princípio, acreditavam estar contratando os serviços de saúde das mencionadas operadoras, desconhecendo o engodo. Na medida que precisavam utilizá-los, tinham suas pretensões negadas, em decorrência da descoberta do golpe pelas operadoras;;, explica o delegado.

Em virtude do esquema ilícito, diversos consumidores, em especial, idosos e portadores de enfermidades graves, foram acionados na Justiça para efetuarem o pagamento de serviços médicos hospitalares que não foram quitados pelas operadoras, com dívidas de proporções bastante elevadas.

O segundo modus operandi dos criminosos consistia em viabilizar a contratação do plano de saúde para interessados ; sem que eles tivessem conhecimento ; de que se tratavam de funcionários de pessoas jurídicas, beneficiários de planos de saúde na modalidade empresarial e ou coletivo.

;;Para viabilizar a fraude, os criminosos elaboravam contratos de trabalhos contrafeitos. Consequentemente, diversos beneficiários de planos de saúde tiveram o pagamento de seus tratamentos médicos hospitalares negados pelas operadoras, em decorrência da descoberta do golpe;;, destaca o delegado Bruno Carvalho e Silva.

Por fim, para garantir aparência de licitude ao esquema, os investigados constituam diversas corretoras de plano de saúde, que ao longo do esquema criminoso, foram extintas, criadas e/ou tiveram o nome empresarial modificado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação