postado em 27/11/2019 18:03
[FOTO1]A Secretaria de Saúde anunciou a ampliação da carga horária de 71 servidores da pasta, de 20 para 40 horas semanais. A medida visa aumentar a assistência à sociedade. A região administrativa mais beneficiada com a iniciativa, segundo a secretaria, foi Brazlândia, que teve 22 técnicos de enfermagem com a carga horária alterada.
Os nomes dos servidores que tiveram a jornada de trabalho estendida e os respectivos locais de serviço podem ser encontrados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (27/11).
Os nomes dos servidores que tiveram a jornada de trabalho estendida e os respectivos locais de serviço podem ser encontrados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (27/11).
"A ampliação em Brazlândia vai possibilitar o funcionamento adequado da Sala Amarela do Pronto-socorro do hospital, deixando a Sala Vermelha mais efetiva para atender aos casos mais graves. Essa é uma ação articulada para promover a melhor assistência à população daquela região;, afirmou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, Silene Almeida.
Além de Brazlândia, os hospitais do Gama (HRG), Asa Norte (Hran), Paranoá (HRL), Sobradinho (HRS), Ceilândia (HRC) e Materno Infantil de Brasília (Hmib), além de áreas estratégicas, como o Complexo Regulador do Distrito Federal (CRDF) e unidades das regiões de Saúde Oeste e Sudoeste, foram favorecidos com a medida.
;No Hmib, por exemplo, serão 10 técnicos de enfermagem e três enfermeiros. Com essa ampliação, já pactuada com a gestão, será possível reabrir os seis leitos da UTI neonatal, atendendo a uma carência muito grande da rede pública de saúde;, disse a subsecretária.
Serviços
Silene enfatiza que a medida também será postiva os cofres públicos, tendo em vista que as mudanças foram feitas em vagas de retratação. ;Ou seja, são de servidores que tinham carga horária de 40 horas, pediram a redução para 20 horas e voltaram para 40 de novo. Esse banco de horas fica disponível para atender às necessidades da gestão, e usamos para fortalecer os serviços nos locais onde precisam da ampliação;, explicou.
Com a alteração, 1.420 horas a mais de atendimento serão ofertadas em diversas especialidades. No total, são 20 médicos, entre ginecologistas obstetras, neonatologistas e cardiologistas. Além disso, há 36 técnicos de enfermagem, sete técnicos administrativos, três enfermeiros, um fisioterapeuta, um psicólogo, um cirurgião dentista, um técnico em higiene bucal e um auxiliar operacional de serviços diversos (AOSD) em ortopedia.
;Esperamos que os servidores contemplados se motivem mais ainda e que retribuam isso em serviços de excelência, uma atenção mais humanizada e também mais efetiva à população. O objetivo é contribuir com uma assistência melhor aos pacientes;, declarou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Neste ano, a Secretaria de Saúde já aumentou a carga horária de 470 servidores, de 20 para 40 horas semanais de trabalho. Em setembro deste ano, 328 profissionais de saúde foram beneficiados. Em agosto, a pasta ampliou a carga horária de outros 71 servidores. Áreas estratégicas foram contempladas na época, como unidades básicas de saúde (UBS), hospitais e setores administrativos, como o Fundo de Saúde do DF.
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal