Cidades

Eixo capital

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 28/11/2019 04:07
[FOTO1]




Ranking dos melhores no DF
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) recebeu o título de melhor parlamentar do Distrito Federal, de acordo com a organização Ranking dos Políticos. Entre três senadores e oito deputados federais, Paula somou 303 pontos por ter economizado 100% da cota parlamentar, assiduidade em plenário e comissões e pela atuação legislativa de qualidade, segundo critérios da entidade. A segunda colocada foi a deputada Bia Kicis (PSL-DF), com 294 pontos. O senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) está em terceiro, com 288 pontos. A deputada Érika Kokay (PT) aparece em último, com pontuação negativa. Obteve -139 pontos. A entidade atuante nas redes sociais se apresenta como defensora do combate à corrupção, dos privilégios e do voto consciente, sem vinculações partidárias.



Apoio de quem combate a corrupção
O procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Operação Lava-Jato de Curitiba, recebeu centenas de manifestações de apoio dos colegas do Ministério Público e de outras instituições voltadas ao combate ao crime organizado. O motivo foi a advertência aplicada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por críticas que ele fez a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por supostamente formar uma ;panelinha;. Entre os que se manifestaram abertamente, está o procurador Júlio Marcelo Oliveira, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Ele postou em redes sociais: ;Todo meu apoio e solidariedade ao grande procurador da República Deltan Dallagnol. Algum jornalista seria punido por expressar o que ele disse? A OAB puniria algum advogado pelas mesmas críticas? Ministros do STF podem criticar e até ofender o MP, mas não podem ser criticados?;



Um casamento e um batizado
O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai se casar amanhã. Na verdade, como ele mesmo diz, regularizar a sua situação com a mulher, a advogada Mayara Noronha. Será um evento petit comité na própria residência do casal, numa chácara do Lago Sul. Depois, eles viajam a Roma para o batizado do filho de um ano, o Mateus. O governador manteve o compromisso com o evento religioso na Itália.



Simplesmente amor
O presidente da Associação dos Magistrados do DF, Fábio Esteves, também se casou, no civil, no fim de semana. No Instagram, o juiz fez uma bela declaração para o noivo, Nelson Muniz. ;Ano que vem tem parte 2, o religioso;, contou. ;O certo é que ele, o amor, é Nelson;, escreveu o magistrado.



Cidades inteligentes em debate
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF) promove hoje o 1; Fórum Nacional para Certificação de Cidades Inteligentes. O objetivo do evento é apresentar o processo de certificação ISO 37120, acolhido por Brasília, para municípios interessados e nivelar o conhecimento e premissas necessárias para que em curto prazo as cidades sejam sustentáveis, resilientes, humanas e inteligentes, dentro de objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Brasília está classificada na categoria de ;Cidade Aspirante;, que considera a transparência, monitoramento e estabelecimento de políticas públicas orientadas à melhoria contínua de 19 eixos, incluída no catálogo de cidades globais. O evento conta com o apoio institucional do Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Inovação da Casa Civil e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O governador Ibaneis Rocha é esperado na abertura do fórum a ser realizado no Millennium Convention Center, no Setor Esportivo de Clubes Sul.


À QUEIMA-ROUPA


Leandro Grass
Deputado distrital (Rede)

Ao votar a favor do projeto que permite a reeleição
do presidente da Câmara, você contrariou o partido?
De forma alguma. A Rede não proíbe a reeleição para os cargos eletivos, conforme o art. 52 do Estatuto, onde está explícita a possibilidade de uma reeleição. Mas quanto às funções dentro das instituições, não há posição fechada. São questões distintas, estando a segunda sujeita a deliberações entre os parlamentares e o partido.

Na Legislatura passada, a Rede se manifestou contra a
reeleição da Mesa e os deputados Chico Leite e Cláudio
Abrantes,
que eram do partido, votaram contra. O que mudou?
Na verdade, quem se manifestou foram os deputados, não foi o partido. Eu, enquanto filiado na época, não recordo de uma orientação partidária. Embora contrários à PELO (Proposta de Emenda à Lei Orgânica), não questionavam a recondução nas presidências das Comissões, que também indica continuidade. A meu ver, havia uma distorção no regimento. Por isso, achei necessária a adequação. Inclusive, houve casos de deputados contrários, na legislatura passada e na atual, que ocuparam cargos na Casa por duas ou mais vezes consecutivas. Interpretei dessa forma e, como sempre tenho feito, votei de forma livre e consciente.

Já tem posição sobre a reeleição de Rafael Prudente? Vota sim ou não?
Até onde sei, o Rafael não é candidato ainda. Ele poderá ser, assim como eu também posso ser.

Como avalia a gestão dele até agora?
A gestão é feita pela Mesa Diretora, não apenas pelo presidente. Desde o início, houve erros e acertos. Eu alertei para alguns equívocos, como as licitações da cerca em volta da Câmara Legislativa e dos carros oficiais. Com bom senso, voltaram atrás. Acredito que a Câmara precisa melhorar sua imagem perante a população. Isso pressupõe mais austeridade. Quanto ao Rafael, o considero um presidente que respeita e sabe ouvir os deputados. Inclusive os da oposição, como eu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação