Cidades

Saiba o que abre e o que fecha no Dia do Evangélico

Brasiliense terá menos serviços públicos à disposição. Restaurantes comunitários, por exemplo, não abrem neste sábado (30/11)

postado em 29/11/2019 10:08
[FOTO1]O feriado do Dia do Evangélico, comemorado em 30 de novembro, vai alterar o funcionamento de serviços públicos do Distrito Federal. Serviços do Detran, Agências do Trabalhador, postos do Na Hora e restaurantes comunitários, por exemplo, não abrem as portas neste sábado.

Por outro lado, centros culturais e transporte público funcionam de acordo com o padrão normal dos dias de sábado. Confira a lista o que abre e o que fecha no próximo dia 30:

O que abre:
CULTURA
Casa do Cantador: das 16h às 23h
Centro Cultural 3 Poderes: das 9h às 18h
Centro de Dança: das 14h às 22h
Cine Brasília: das 10h à meia-noite (Em curso o 52; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro)
Complexo Cultural de Planaltina: das 10h às 18h, apenas para atividades das oficinas
Complexo cultural de Samambaia: das 20h à meia-noite
Espaço Cultural Renato Russo: das 12h às 20h
Memorial dos Povos Indígenas: das 10h às 17h
Museu do Catetinho: das 9h às 17h
Museu Nacional da República: das 9h às 18h30
Museu Vivo da Memória Candanga: das 9h às 17h
Casa do Cantador: das 16h às 23h

Serviços com mudança no atendimento:
SEGURANÇA
Corpo de Bombeiros Militar (Trabalha em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção. Não haverá expediente administrativo)
Polícia Militar (Não haverá expediente administrativo. A exemplo do CBMDF, o trabalho será em regime de escala, no esquema dos fins de semana. O policiamento estará na ativa 24 horas em todo DF, sem alterações)
Polícia Civil (Funcionará em regime de plantão de 24 horas. Registros pela Delegacia Eletrônica podem ser feitos normalmente)
Defesa Civil (Funcionará em esquema de plantão, com equipe de campo e pelo telefone 199, em casos de emergência)

SAÚDE
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Além das unidades, ambulatórios e policlínicas estarão fechados.
Emergências
Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192.
Hospitais de Base e de Santa Maria
Também funcionam normalmente. Centros de saúde, farmácias de alto custo e ambulatórios estarão fechados.
Hemocentro
Não funcionará. Volta a funcionar normalmente a partir de segunda-feira (2/12).

EDUCAÇÃO
Escolas têm autonomia para aderir ou não aos pontos facultativos. Aquelas que aderirem deverão repor aulas e comunicar tal reposição aos estudantes, pais e responsáveis.

SERVIÇOS PÚBLICOS
Detran-DF
Não haverá expediente administrativo nem atendimento ao público. Somente a fiscalização e a engenharia de tráfego funcionarão, mesmo assim em escala de plantão.

Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF)
Não haverá atendimento ao público.

Agências do Trabalhador
Fechadas no feriado.

Na Hora
Nenhum dos postos funcionará.

Escolas públicas
Não há programação no calendário escolar deste sábado, mas algumas unidades poderão aderir a esquemas de reposição de aula.

Serviço de Limpeza Urbana
O órgão informa que os serviços de coleta seletiva e convencional acontecerá normalmente. As demais unidades estarão abertas realizando o serviço de acordo com a necessidade.

Centro de Aprovação de Projetos (CAP)
Não funcionam aos sábados.

Restaurantes comunitários
Fechados no feriado.

Ceasa
Abre normalmente. Varejão de 4h45 às 15h.

Outros órgãos
A Junta Comercial e a Ouvidoria Geral não terão atendimento.

Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)
Não terá alterações no atendimento, que poderão ser solicitados pelo telefone 115. Equipes de plantão trabalharão 24 horas.

TRANSPORTE

Metrô
Funcionará das 5h30 às 23h30h.

Ônibus
A Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semob) informa que os coletivos circularão de acordo com a tabela horária de sábado. Não haverá alteração.

PONTOS TURÍSTICOS

Jardim Zoológico
Aberto normalmente nos dias de ponto facultativo e feriado, das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças com até 5 anos de idade e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.

Jardim Botânico de Brasília
Abrirá todos os dias normalmente, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 5 por pessoa. Entrada franca para crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência. Contato: (61) 3248-0987.

Parques
Abrem normalmente. Contato: (61) 9 9333-2148.

ESPAÇOS CULTURAIS

Não funcionarão no sábado. Museu da República, Biblioteca Nacional e Centro Cultural 3 Poderes (Panteão, Espaço Lúcio Costa e Museu da Cidade) estarão fechados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação