postado em 01/12/2019 04:17
[FOTO1]Chuva forte e ventania marcaram o início da tarde de ontem em vários pontos do Distrito Federal. Na quadra 703 Sul, uma árvore de grande porte caiu e assustou os moradores da região. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ninguém ficou ferido.
Ivan Altino, 29 anos, conta que por pouco a casa dele não foi atingida. "A árvore caiu a menos de seis metros daqui de casa. Foi um susto enorme. Eu estava no quarto na hora que escutei um barulho muito alto. A casa inteira tremeu", relata o morador.
Ele ainda contou que, na hora da queda, acontecia uma feirinha livre com venda de verduras e legumes na praça da 703 Sul. "Foi muita sorte de não ter atingido nenhuma barraca ou pessoa. Poderia ter machucado alguém", avalia Altino.
O pai do Ivan, o aposentado Raimundo Castro Júnior, 63, estava na feira quando a árvore foi ao chão. "Tudo mundo ficou assustado. Eu moro aqui há três anos e nunca tinha presenciado nada nessa dimensão", afirma.
De acordo com os moradores, as árvores são muito antigas e diversas delas devem estar com as raízes apodrecidas. "É importante que se faça uma investigação dessas árvores. Hoje, não atingiu ninguém, mas não podem esperar por algo pior", reclama Raimundo.
A árvore foi arrancada com as raízes e atingiu um poste de iluminação pública. Como o equipamento funciona por meio de sensores, não houve impacto no fornecimento de energia na região. No entanto, a Companhia Energética de Brasília (CEB) foi acionada para corrigir qualquer falha eventual na rede.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer o corte dos galhos. A corporação também informou que houve averiguação de árvores em risco de queda no Guará II, Santa Maria e Gama. Segundo os bombeiros, a chuva ainda deixou um carro ilhado na tesourinha da 102 Norte e alagou o estacionamento do Setor Comercial Sul, próximo ao Pátio Brasil.
Ventos
Para Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as ventanias na Asa Sul ultrapassaram os 80km/h. E a previsão é de mais precipitações para hoje e durante a semana. "Estamos entrando no mês do ano que mais chove. Então a instabilidade com pancadas de chuvas muito fortes deve continuar em todo o Distrito Federal", explica Olívio.
De acordo com o Inmet, o volume de chuvas para o mês de novembro ultrapassou a média esperada, que era de 226,6 milímetros. Apenas na estação do Sudoeste, choveu 257,9 milímetros, cerca de 14% acima da média climatológica.