Cidades

Mais de 2 mil faltam à prova

Além das questões de certo e errado, estudantes tiveram que elaborar dissertações sobre a beleza do diferente, o poder das risadas e o ativismo. Redação de cada uma das três etapas do programa tinha um tema diferente. Gabaritos serão divulgados amanhã

postado em 02/12/2019 04:16
[FOTO1]


Uma vaga na Universidade de Brasília (UnB). Esse foi o objetivo de mais de 58 mil estudantes que saíram de casa ontem para fazer o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Dos 61.759 inscritos, 2.209 (3,56%) não compareceram para responder à prova, segundo o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Ao todo, foram cinco horas de exame e 69 locais de aplicação.

Enquanto alguns tiveram que correr da chuva, outros corriam contra o relógio para conseguir chegar aos locais de prova antes das 13h. Para evitar atrasos, teve quem chegou muito cedo às instituições de ensino. O estudante Renan Hayami, 17 anos, por exemplo, estava no local indicade o antes mesmo dos portões abrirem. O jovem veio do Paraná e viu no PAS a oportunidade de ingressar no curso de medicina em 2020. ;Na primeira fase, eu não estava preparado, então achei bem difícil. A segunda já foi mais tranquila. Desta vez eu estudei bastante e espero conseguir o melhor resultado", afirma. O curso escolhido por Renan é o mais concorrido nesta edição, são cerca de 57 candidatos por vaga, seguido de psicologia (35,84) e medicina veterinária (24,55).

Diferente de Renan, que está fazendo a prova pela terceira vez, há quem estreou no PAS este ano. Ana Clara Daros, 17, fez a primeira fase. Para conhecer a avaliação, a adolescente apostou em estudar com base nos testes dos anos anteriores. "Eu procurei provas passadas e as refiz. Também fiz um cursinho preparatório com aulas virtuais;, revela a estudante que quer cursar Publicidade.

Para a primeira etapa do PAS, foram registrados 25.685 estudantes; para a segunda, 22.315 e para a terceira, 13.759. João Pedro Alves, 18 anos, está na reta final da avaliação. O jovem pretende usar a nota do PAS para concorrer a uma vaga no curso de direito. O estudante garante que está confiante. ;No geral, eu achei a prova fácil. Tinham muitas questões de interpretação e questões que misturavam vários temas, mas foi tranquilo;, destaca.


Redação

Os candidatos das três etapas tiveram que escrever um texto dissertativo-argumentativo, porém cada fase tinha um tema específico. Os estudantes do PAS 1 fizeram redação sobre ;Aprender a ver a beleza no diferente;. No PAS 2, os participantes redigiram uma redação sobre a contribuição da juventude em ações de ativismo no meio virtual e nas ruas. Já para aqueles que estão na última fase do PAS, o tema foi ;o que vai nos fazer rir hoje?; e ;o que nos faz rir no meio de todas essas catástrofes?;, perguntas retiradas do filme francês de 1996 O abecedário, de Gilles Deleuze.

Candidata da terceira fase, a estudante Lorrane do Santos, 17, achou o tema interessante. ;Eu sei que têm muitas coisas importantes para discutir, mas sorrir também é necessário;, ressalta. ;Achei um tema bem aberto. Fiquei bastante tempo pensando no que eu ia escrever;, completa o aluno Pedro Augusto Botelho, 18. Candidatos da segunda fase também comentaram o assunto da dissertação. ;Falar sobre ativismo nas redes sociais para mim foi fácil. Não é um tema complicado;, afirma a estudante do 2; ano do ensino médio Maria Eduarda Lobo,16.

Estados

As provas das duas primeiras etapas foram aplicadas no Distrito Federal e em mais quatro cidades de Goiás e Minas Gerais. Já os candidatos da terceira fase tiveram que vir para o DF. Os exames ocorreram na Asa Norte, Asa Sul, Gama e Taguatinga. A estudante Maria Paula Nunes Sampaio, 18, veio de Goiânia para fazer a prova na Asa Sul. O esforço é para tentar uma vaga no curso de psicologia. Para fazer a viagem valer a pena, a jovem conta que os estudos foram intensos. "Eu tinha aula de manhã e à tarde continuava estudando. Fiz aulas, também, aos sábados, para me preparar. Em Goiânia, a gente está acostumado com o Enem. O PAS é diferente. Traz mais conteúdos culturais", comenta.

A garota veio acompanhada dos pais, a psicóloga Gisela Nunes Sampaio, 55, e o engenheiro civil Hamilton Sampaio, 59. ;Estamos tranquilos. Ela é nova, se ela não passar agora, ainda tem tempo para estudar. Sem pressão;, garante a mãe.



Oportunidade
A UnB disponibilizou 4.232 vagas para os candidatos da terceira etapa do Subprograma 2017, ou seja, aqueles alunos que fazem o PAS desde 2017 e, este ano, estão na fase final. Os aprovados devem ingressar na universidade em 2020. São 2.112 vagas para o primeiro semestre e 2.120, para o segundo.



Gabaritos e recurso
O Cebraspe pede que os estudantes fiquem atentos às próximas etapas do cronograma do programa. A previsão é que os gabaritos oficiais preliminares sejam publicados amanhã, a partir das 19h. O conteúdo estará disponível no site da instituição: www.cebraspe.org.br. Para interpor recurso contra os gabaritos, a instituição informa que deverá ser feito durante os dois dias subsequentes à publicação.




3,56% dos candidatos não compareceram ao exame

4.232 vagas

61.984 inscritos






Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação