Publicidade

Correio Braziliense

Dezembro começa com previsão de chuvas fortes em todo o DF

De acordo com o Inmet, as condições climáticas do mês serão semelhantes às de novembro, com precipitações intensas e temperatura alta


postado em 02/12/2019 07:57 / atualizado em 02/12/2019 07:58

Nesta segunda-feira (2/12) o céu fica de nublado a encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas(foto: Ed Alves/CB/DA Press)
Nesta segunda-feira (2/12) o céu fica de nublado a encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas (foto: Ed Alves/CB/DA Press)
Dezembro chegou com previsão de chuvas constantes e ventos fortes em todo o Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de volume de chuva esperado para o mês mais chuvoso do ano é de 241,5 milímetros (mm).

Nesta segunda-feira (2/12) o céu fica de nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A temperatura mínima, 18ºC, foi registrada nas primeiras horas da manhã. A máxima será entre 12h e 14h, de 29ºC, no DF, e 28ºC, no centro de Brasília. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 55%.

A meteorologista Andréa Ramos conta que o DF ainda está em estado de alerta amarelo, que indica possibilidade de chuvas e ventos fortes a qualquer hora do dia. ''Dezembro será bastante semelhante a novembro. Temperaturas altas e muita chuva. Claridade durante a manhã, até o meio da tarde, e tempo fechado mais para o fim do dia'', disse. 
 
No período chuvoso, a Defesa Civil orienta alguns cuidados especiais:

– Quando estiver chovendo, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. A recomendação é que saia ao primeiro sinal de chuva;

– Redobre a atenção quando estiver em rios ou cachoeiras, pois há riscos de tromba d´água;

– O cuidado deve continuar mesmo após cessar a chuva, pois os raios podem continuar;

– Evite ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger;

– Ventos fortes podem levar a queda de árvores sobre carros e casas;

– Desvie o carro de locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que a chuva pare ou diminua.
 

O que fazer em casos de emergência

Acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A Defesa Civil é chamada pelo Corpo de Bombeiros, caso também haja riscos de desabamentos. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade