Cidades

Operação Boas Festas: Detran inicia fiscalizações de fim de ano da lei seca

Órgão realizará 540 ações de fiscalização até 1° de janeiro; foco é atuar próximo a locais onde ocorram confraternizações

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/12/2019 19:16
[FOTO1]A prevenção de acidentes por conta da combinação de álcool e direção será intensificada no fim de ano. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) iniciou no domingo (1;/12) a Operação Boas Festas, de fiscalização da lei seca até 1; de janeiro de 2020. A iniciativa contará com 540 ações de fiscalização espalhadas pelas vias urbanas das Regiões Administrativas do DF.

Serão 270 pontos de demonstração, 180 ações de patrulhamento ostensivo e 90 blitzes. O objetivo é retirar condutores alcoolizados de circulação e evitar que provoquem acidentes de trânsito. As equipes terão o apoio de guinchos, motocicletas, empilhadeiras e também da Unidade de Operações Aéreas (Uopa), operando a aeronave e os drones do departamento.

Para a realização de flagrantes, a Unidade de inteligência do Detran (Unint) mapeou dias, locais e horários estratégicos, como bares e restaurantes, considerando que em dezembro ocorre aumento significativo de eventos festivos e confraternizações.

Sobre a demanda de fim de ano, o coordenador de Policiamento e Fiscalização da Região Metropolitana, Wesley Cavalcante, explica que, nesta época, muitas pessoas estão de férias e acabam colocando em risco a sua vida e a dos demais usuários das vias ao consumir bebidas alcoólicas e assumir a direção de um veículo.

"Muitas pessoas pensam que não haverá fiscalização e que podem beber e dirigir. O ideal seria que o condutor não fizesse isso, mas para aqueles que apostam na impunidade, estamos agindo", enfatizou o coordenador.


Balanço

Neste domingo (1;/11), no primeiro dia de operação, foram realizadas blitzes na Asa Sul, Asa Norte e Grande Colorado. Das 185 abordagens feitas, 23 condutores estavam dirigindo sob a influência de álcool, sendo que dois deles foram levados para a delegacia por apresentar índice de alcoolemia considerado crime. Pela lei, se a quantidade detectada no bafômetro for acima de 0,33 miligramas, o infrator é enquadrado em crime de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Nas abordagens realizadas, foram identificados outros 17 condutores inabilitados, seis com a CNH vencida e um com o direito de dirigir suspenso. Ao todo, 48 veículos foram removidos para os depósitos do Detran.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação