Cidades

''Não é fácil combater a corrupção'', afirma Ibaneis em evento da CGDF

Governador chamou a atenção para a dificuldade de ''trabalhar dentro da licitude'', em evento da Controladoria-Geral do DF

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/12/2019 21:26
[FOTO1]O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou nesta segunda-feira (2/12) da abertura da V Semana de Integridade e Combate à Corrupção, da Controladoria-Geral do DF (CGDF). Na solenidade, Ibaneis destacou a necessidade de a administração pública adotar uma ;nova mentalidade de serviço; e ressaltou as dificuldades de combater a corrupção.

"Tenho trazido para dentro do governos essa mentalidade de prestação de serviço objetiva, com o menor custo e maior objetividade possível", afirmou. Segundo ele, a sua gestão enfrenta o desafio de combater as práticas ilícitas. "Não é fácil o combate, porque a corrupção no DF chegou a um nível tão baixo que penetra nas camadas mais simples, desde o início dos processos de licitação, dos processos de compra", declarou.

Para o governador, é preciso trabalhar na introdução de uma ;cultura de integridade;, algo que considera já ocorrer em seu governo. "Estamos quebrando barreiras e estamos em cima para tentar fazer as licitações ocorrerem de modo transparente. Mesmo assim ainda é difícil."

Ibaneis agradeceu ainda a todos os servidores e às secretarias do DF, em especial aos das áreas de controladoria, gestão e economia. Mas fez uma crítica: "O salário de um secretário no DF é vergonhoso. Só vem assumir uma secretaria aqui quem tem realmente vontade de prestar serviço à sociedade e assumir desafios".

Na visão do emedebista, a remuneração de R$ 14 mil de um secretário de Estado não se justifica em casos como os da secretarias de Saúde e Educação em que o orçamento é de cerca de R$ 10 bilhões.

Semana temática

A V Semana de Integridade e Combate à Corrupção tem o objetivo de promover a discussão de temas no âmbito do controle interno e social que contribuam para o fortalecimento de mecanismos de erradicação de práticas ilícitas na administração pública. O evento ocorre na Academia do Corpo de Bombeiros (CBMDF), até 5 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação