Cidades

HRT realiza primeira cirurgia de implante de esfíncter uretral

Procedimento foi realizado pela força-tarefa do Novembro Azul

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/12/2019 16:06
[FOTO1]O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizou uma cirurgia de implante de esfíncter uretral na última semana da força-tarefa do Novembro Azul. O procedimento, inédito no hospital, contemplou dois pacientes da Unidade de Urologia.

A intervenção cirúrgica passou a ser realizada na rede pública de saúde do Distrito Federal, regularmente, neste ano, quando foi normalizada a compra do aparelho. Antes disso, apenas os pacientes judicializados conseguiam a prótese. O primeiro a receber o aparelho foi um paciente 65 anos, que possuía incontinência urinária grave.

O médico Fernando Melo Froes da Fonseca, referência de Urologia, aponta que os dois pacientes operados no HRT são remanescentes das judicializações. ;Agora, conseguimos fazer um abastecimento regular deste material na Secretaria de Saúde. Antes tinha de fazer um processo de compra para cada paciente judicializado, o que gerava custo processual para a secretaria e dificultava o acesso do paciente, que demorava para receber a prótese;, afirma o especialista.

O médico explica que a prótese é destinada aos pacientes com incontinência urinária grave, e o aparelho é um material caro. ;Então, é bom a gente ter esse tratamento aqui, um dos poucos lugares no Brasil onde ele é acessível ao paciente que não tem condições de adquirir a prótese;, comemora Fonseca.

As unidades públicas do Distrito Federal que realizam o procedimento são os hospitais de Base, Regional da Asa Norte e, agora, o HRT.

Saúde

Para o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Luciano Agrizzi, é muito importante a disponibilização desse tratamento. ;É uma ação de grande valia para o hospital e para os pacientes da Região Sudoeste. E pensando na saúde do homem, na qualidade de vida dele. Quando se trata de incontinência urinária, é desconfortável, traz comprometimento de relação social e isso (o implante do esfíncter) traz qualidade de vida para ele;, diz o gestor.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação