Cidades

Campanhas no DF arrecadam brinquedos e outros donativos; saiba como ajudar

Em clima natalino, campanhas na capital federal arrecadam brinquedos e outras doações. Nos Correios, ainda há cartinhas de crianças que aguardam respostas para seus pedidos de presentes

Juliana Andrade
postado em 04/12/2019 06:00
[FOTO1]O Natal se aproxima, e o clima de solidariedade ganha mais força. Enquanto as ruas e o comércio são enfeitados, pessoas reservam tempo para ajudar o próximo. Em vez de vestimentas extravagantes, o Papai Noel pode usar roupas comuns, uniformes ou até fardas. Afinal, não faltam oportunidades para bancar o bom velhinho.

Na tradicional campanha dos Correios, milhares de cartas de crianças da rede pública de ensino e de orfanatos do Distrito Federal aguardam respostas. ;Muitos não têm oportunidade de ganhar um presente. Tem cartinhas que pedem presentes tão singelos. A comunidade e as empresas têm a chance de realizar o sonho de uma criança;, destaca o superintendente Estadual de Operações da estatal, Luis Fernando Lavoyer.

No DF, as cartas foram enviadas por meio de uma parceria com a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Educação. Das 20 mil recebidas, cerca de 15 mil haviam sido adotadas até novembro. A recepcionista Ingrid Bergman, 26 anos, saiu da Universidade dos Correios com 12 cartinhas. ;Estou pegando para mim e para o pessoal do meu trabalho. Peguei 30 da primeira vez que vim, e mais gente quis ajudar, então vim buscar mais;, conta. Na Universidade dos Correios, a equipe preparou um ambiente acolhedor, batizado de Casa do Papai Noel. Nos sofás, os padrinhos leem as cartas e mergulham nas histórias das crianças.

As cartas estarão disponíveis até esta sexta-feira. Os interessados podem buscá-las na Universidade dos Correios, no Setor de Clubes Norte; na agência de Taguatinga Centro; na Agência Central no Setor Bancário Norte; na agência da 508 Norte e na unidade do Trecho 3 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Os presentes devem ser entregues no mesmo local.

Outras iniciativas

A Casa de Justiça e Cidadania de Ceilândia espera o apoio da comunidade para presentear 200 famílias carentes da cidade e da região do Sol Nascente. ;Precisamos de alimentos, roupas e brinquedos. A nossa meta é presentear entre 60 e 70 crianças e doar cestas básicas para essas famílias;, afirma o diretor administrativo da organização não governamental (ONG), André Luiz Mendes Ramos. As doações podem ser feitas diretamente na instituição, no Setor N, EQNN 5/7, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Também é possível ligar para o (61) 99125-7705 e pedir para que funcionários busquem os presentes.

No Lar São José - Casa do Candango, os pedidos dos 50 idosos foram apadrinhados em menos de duas semanas. A equipe fez uma montagem com fotos dos acolhidos e os pedidos ; como sapatos, roupas e lençóis ; e divulgou pela internet. ;Antes das redes sociais, muitos idosos não tinham os pedidos atendidos, mas agora conseguimos doadores bem rápido. Assim que postamos, tivemos uma resposta em massa;, celebra o coordenador administrativo da instituição filantrópica, Rodrigo dos Santos Lima. As doações, no entanto, continuam. ;Os presentes são importantes, mas precisamos de vários artigos, como fraldas, produtos de higiene pessoal e leite;, comenta Rodrigo. Para ajudar, basta entrar em contato pelo telefone (61) 3591-1051.

A advogada Fernanda Moura Campos, 35, escolheu a época do Natal para ajudar a ONG Amor Cura a distribuir presentes. Fernanda é mãe de Anna Luisa, 6, menina que emocionou Brasília ao cantar com o cantor Vitor Kley e que morreu neste ano, após lutar contra o câncer. ;Quando a história da Anna ficou conhecida, essa ONG entrou em contato com a gente. O pessoal pediu a nossa ajuda para distribuir as doações aqui, pois a fundadora não mora no Brasil;, explica. Entre as arrecadações estão brinquedos, roupas e muitos lenços de cabelo que vieram dos Estados Unidos. A prioridade é entregar para crianças carentes do Hospital da Criança de Brasília. Fernanda comenta que pretende continuar com a ação, mesmo depois do Natal. ;Ajudar o próximo faz bem para a alma. A gente tem que agradecer por ter um lar e um emprego;, ressalta.
Ingrid Bergman foi a Sede dos Correios pegar umas cartinhas para presentear

Como ajudar

Papai Noel do Correios

Agência Central de Brasília
SBN QD 1 BL A Térreo - Correios Sede

Universidade dos Correios
SCEN Trecho 2 Lote 04 Via L4

Agência W3 Norte
SEPN 508 Bloco D Térreo

Taguatinga Centro
C01 Lotes 9/10 Lojas 2/3 Taguatinga Centro

Setor de Indústrias
SIA Trecho 3 Bloco A Lotes 630/700

Casa de Justiça e Cidadania de Ceilândia
Setor N, EQNN 5/7
Telefone: 991257705

Assefaz
Arrecadação de brinquedos para crianças da Associação Despertar Sabedoria Sol Nascente e do projeto para o projeto da Igreja Adempec (Assembleia de Deus Ministério Palavra e Comunhão).

Brinquedos podem ser entregues nos seguintes endereços

- Posto de Atendimento ; SCRS 506, Bloco A, Via W2 Sul
- Sede Assefaz ; SCS, Quadra 04, Bloco A
- Clube Olímpico Assefaz ; SCES, Trecho 3, Lote 8
- Farmácia Vitabel - SCLS Quadra 303 Bloco A Loja 27
- Credfaz - SCS Quadra 05, Bloco C, ENT 165, Edifício Credfaz
- Executiva Corretora de Seguros - SGAS 902 Sul Ed. Athenas, Bloco B, Lojas 26 e 2

Sinpol
Doações de brinquedos nos seguintes endereços:
Sinpol Filial: QNA 25, Casa 34 ; Taguatinga Norte
Centro de Condicionamento Físico: Complexo da PCDF

Natal sem Fome - Conjunto Nacional
O Shopping Conjunto Nacional é um dos pontos de coleta da campanha Natal Sem Fome, da ONG Ação Cidadania. Os alimentos podem ser entregues até 20/12, no balcão localizado no 1; piso, em frente à C

Detran Solidário

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) está arrecadando brinquedos novos e usados. As doações podem ser feitas até 13/12 nos seguintes na Sede, próximo ao Buriti; no Direduc, na 706/906; e nas unidades do Shopping Popular, de Taguatinga, do Gama, do Paranoá e de Sobradinho.

Lar São Jose, Casa do Candango
Para doar, basta entrar em contato no telefone 35911051

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação