Publicidade

Correio Braziliense

Ilê Axé Oyá Bagan celebra festa para Oyá neste sábado

Orixá é a protetora do terreiro, e festa segue a tradição do candomblé. Evento será no Paranoá, a partir das 20h


postado em 04/12/2019 16:02 / atualizado em 06/12/2019 12:07

A festa de Oyá é celebrada anualmente no Ilê desde a sua fundação, em 2002(foto: Divulgação)
A festa de Oyá é celebrada anualmente no Ilê desde a sua fundação, em 2002 (foto: Divulgação)
As portas da Comunidade Ilê Axé Oyá estarão abertas no próximo sábado (7/12) para uma celebração: a festa de Oyá, Orixá protetora e regente da casa. O evento, que começa às 20h, será no próprio terreiro, localizado no Paranoá.

Para a religião, Oyá, também conhecida como Iansã e Yansã, representa o poder da natureza, a força dos ventos, das tempestades e simboliza a garra e independência feminina. A celebração à Orixá é feita pelo terreiro desde a sua criação, em 2002, e trata-se de uma festa tradicional do candomblé, em que os terreiros devem homenagear o Orixá regente.

"A festa é anual. Ela celebra o dia em que Oyá nasceu na cabeça da Yalorixá, fundadora do terreiro", explica a presidente do Ilê Axé Oyá Bagan, Miriam Santos. A afirmação de Miriam significa que Yansã é a orixá da Mãe de Santo do Ilê.

O início do evento será marcado pelo Xirê, uma roda dos integrantes da casa para invocação dos Orixás por meio da música. A confraternização também vai oferecer opções gastronômicas que seguem a culinária de terreiro: dendê e acarajé.

A celebração faz parte do Circuito Candango de Culturas, uma parceiria entre o Instituto Candango de Culturas Populares e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF. A produção é feita pela Rosa dos Ventos Produções.

Festa de Oyá

Data: 07/12 (sábado)
Horário: a partir das 20h
Local: Ilê Axé Oyá Bagan - Córrego Tamanduá — Trecho 7 — Chácara 3 — Paranoá
Entrada franca
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade