Cidades

Chuva forte cai no Distrito Federal no fim da tarde desta sexta-feira

As precipitações confirmam a previsão do tempo do Inmet. O instituto emitiu alerta amarelo. Trânsito fica intenso nas diversas vias da capital federal

Marcos Braz*, Sarah Peres
postado em 06/12/2019 19:21

[FOTO1]Confirmando a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), houve chuvas intensas no fim da tarde desta sexta-feira (6/12) no Distrito Federal. O estado de alerta para forte chuva do instituto continua e deve ser mantido durante todo fim de semana. A Defesa Civil também emitiu alerta de chuva intensa, com risco de ventos fortes, alagamentos, raios e quedas de árvores. Em qualquuer risco de emergência, a corporação deve ser acionada pelo 199.

Chuca cai em frente à CatedralCom o registro das fortes precipitações, o trânsito ficou lento em diversas vias do Distrito Federal. Na entrada do aeroporto, pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Sul, a pista ficou completamente alagada e o tráfego, parado.

De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), há registro de trânsito intenso em vários pontos: Na DF-003, próximo ao Parque Shopping; na Estrada Parque Taguatinga (EPTG); no Eixão Sul; na entrada da BR-020, sentido Sobradinho; na entrada do Centro de Taguatinga; na DF-051, sentido Guará; na entrada do Recanto das Emas; na Estrutural, sentido Ceilândia; na EPAR sentido Aeroporto; nos dois sentidos do Setor de Indústrias Gráficas (SIG); e na Ponte JK.

Previsão

Segundo os dados do Inmet, a temperatura mínima desta sexta-feira (6/12) foi de 19;C e a máxima estava prevista para chegar aos 30;C no DF. A umidade varia de 95% a 50%. A tendência é que a chuva seja mais forte no fim do dia, com possibilidade de tempestade em qualquer horário. Portanto, o alerta continua.

"Por enquanto, até a próxima terça-feira (10/12), vai ter essa condição de tempo bastante instável. Durante o mês de dezembro, chove bastante. Pode até ter algum dia que seja intercalado com o Sol, mas o predomínio é de um mês mais chuvoso", explica o meteorologista Heráclio Alves. "Como não tem como prever um local exato, colocamos o alerta para toda população. Em qualquer área pode ocorrer (chuva)", indica.

Ainda segundo o especialista, a forte chuva pode acarretar em danos, como "quedas de árvores e placas. Então é necessário atenção". O Inmet recomenda ainda que se evite o fluxo em áreas que costumam alagar durante as chuvas, assim como em regiões abertas que não tenham a cobertura de para-raios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação