Jornal Correio Braziliense

Cidades

CEB e trabalhadores aceitam proposta do TRT e greve chega ao fim

Paralisação começou na terça-feira. De acordo com a companhia, as atividades já voltaram à normalidade

[FOTO1]Após negociação, a direção da Companhia Energética de Brasília (CEB) e o Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (STIU/DF) aceitaram a proposta apresentada pelo Tribunal do Regional do Trabalho da 10; Região e colocaram fim à greve que teve início na terça-feira (3/12).

A paralisação começou depois que a CEB anunciou cortes em benefícios, como a redução da remuneração de férias, fim do quinquênio, diminuição da indenização por morte e invalidez não decorrente de acidente de trabalho, além da falta de reajuste salarial da categoria. A alegação é a falta de verba.

Pelo acordo, alguns dos cortes que a companhia pretendia fazer foram mantidos, outros não. Os trabalhadores também conseguiram a ampliação do vale alimentação de R$ 1.300,20 para R$ 1.398. Mas houve redução do auxílio-babá e extinção do tíquete natalino. Também não haverá reajuste salarial. (veja quadro com as mudanças no fim desta reportagem).

A proposta foi feita na reunião de Mediação Pré-Processual realizada no Tribunal e levada para assembleia na manhã desta sexta-feira (6/12).

De acordo com o CEB, com o fim da greve, as atividades já voltaram à normalidade e os atendimentos pendentes estão sendo feitos. A companhia informou que são 70 viaturas de plantão entre dupla e individual, 18 equipes de manutenção atuando em eventos de grande porte e nove operadores no Centro de Operações realizando despacho de serviços.

Em nota, a CEB agradeceu a intermediação do TRT para solucionar a questão. ;A CEB acredita que o resultado deste acordo será de grande valia para melhorar as condições técnicas e de sustentabilidade econômico-financeira, o que resultará em melhor prestação de serviços à Sociedade Brasiliense;, diz.

Confira como ficou o acordo

[FOTO3]