Cidades

Atrasos na volta pra casa

Tempestade ontem provocou engarrafamentos em diversos pontos da capital federal. Alguns voos do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek foram remanejados para Goiânia

postado em 07/12/2019 04:06
[FOTO1]
O período chuvoso continua a impactar a vida dos moradores do Distrito Federal. O temporal de ontem provocou engarrafamentos, uma interdição parcial na Ponte JK e o remanejamento de voos no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. Já somam quatro dias seguidos de alertas da Defesa Civil relacionados a chuvas intensas. Por volta das 17h dessa sexta, a Defesa Civil emitiu novo aviso de tempestades com risco de ventos fortes, alagamentos, raios e queda de árvores.

O principal impacto foi no trânsito. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), houve registro de fluxo intenso em vários pontos da cidade, como na DF-003, próximo ao Parque Shopping; na Estrada Parque Taguatinga (EPTG); no Eixão Sul; na entrada da BR-020, sentido Sobradinho; na entrada do Centro de Taguatinga; na DF-051, sentido Guará; na entrada do Recanto das Emas; na Estrutural, sentido Ceilândia; na EPAR sentido Aeroporto; e nos dois sentidos do Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

O trânsito também foi impactado nas proximidades da Ponte JK. Isso porque, com a forte chuva, a proteção da placa de umas das juntas de dilatação cedeu, causando leve depressão na via. As juntas são estruturas utilizadas para o preenchimento de espaços entre as partes que compõem a construção da ponte. Com a alteração na placa, a faixa de rolamento da direita, no sentido Plano Piloto-Lago Sul, precisou ser interditada. Contudo, após avaliação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, a pista foi liberada.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou ainda que houve soltura de massa asfáltica no trecho, mas que a situação não implica risco aos condutores. De acordo com o órgão, o desligamento da massa se deu em razão da intensidade das chuvas, e providências estão sendo tomadas para que seja feita a substituição na próxima segunda-feira.



Voos afetados

A chegada e saída de aviões no Aeroporto JK também sofreu alterações. Por causa da intensidade de precipitação, o terminal operou por aparelhos às 16h41. Somente após duas horas, o funcionamento voltou a ser visual. Nenhum voo foi cancelado, mas, durante esse período, oito foram desviados para Goiânia por conta dos ventos e da chuva.

Outro reflexo foi no atraso das partidas e chegadas. De acordo com o aeroporto, 10 voos em decolagem e 10 em aterrisagem tiveram atrasos. O atraso é contabilizado a partir dos 15 minutos além do previsto.

Mais água

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, até as 20h45 de ontem, 54mm de precipitação em Brasília. E a previsão para o final de semana é de mais água. O tempo continua nublado, encoberto e com grandes chances de trovoadas isoladas. A temperatura média será de máxima de 29;C e 30;C, e a mínima, de 18;C.

;Durante todo o dia, teremos nebulosidade, que pode ser intercalada com períodos de sol, que elevam a temperatura e provocam as fortes pancadas de chuvas;, explicou Manoel Rangel, meteorologista do Inmet. Já a variação média da umidade do ar fica entre 95% a 45%.

O DF segue classificado com alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas com ventos de 40 a 60 km/h. A orientação é de que, no período chuvoso, a população procure abrigo durante a tempestade. Mas as autoridades alertam para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Em caso de emergências, estão disponíveis os números 193, do Corpo de Bombeiros, e 199, da Defesa Civil.

Queda de luz
Moradores da Asa Sul, do Guará, do Lago Sul e do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) relataram falta de luz na tarde de ontem. O Corpo de Bombeiros atendeu ao menos seis ocorrências de pessoas presas em elevadores, das Quadras 206 e 406 Sul e do Setor Comercial Sul. A Companhia Energética de Brasília (CEB) confirmou a queda de energia nas Subestações 1, 2, 4 e 8. Ao todo, 117.506 unidades foram afetadas. Em nota, a CEB esclareceu que, às 12h45, uma falha na Subestação Brasília Geral, situada no SIA e de responsabilidade de Furnas, ocasionou um desligamento não programado. Segundo a companhia, o problema nada teve a ver com o temporal que caiu em Brasília ontem.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação