Cidades

Brasília para ver e conhecer

Passou o tempo em que a cidade esvaziava durante as festas de fim de ano. Com diversas opções de lazer e monumentos, a capital federal revela surpresas para quem ficará por aqui ou receberá familiares

postado em 08/12/2019 04:16
[FOTO1]

O fim de ano se aproxima e a vontade de viajar aumenta a cada dia. Porém nem sempre é possível deixar a cidade e se jogar em novas aventuras. Emprego novo, falta de dinheiro ou até mesmo férias desencontradas com os demais familiares são alguns dos motivos que levam o tão sonhado passeio ser adiado. Mas isso não é sinônimo de fim de ano sem graça. Essa pode ser uma oportunidade perfeita para bancar o turista na própria cidade e se divertir em Brasília. As atrações vão desde o tradicional passeio cívico a cachoeiras e hotéis fazenda.

O movimento de turistas na capital e de brasilienses deixando a cidade deve ser grande no fim do ano. A Inframerica, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, espera cerca de 1,6 milhão de pessoas, entre embarques e desembarques, em dezembro. Nas datas próximas aos feriados, a expectativa é de fluxo de 59 mil passageiros diários. Mas há quem vai ficar pela capital. Esse é o caso da jornalista Bruna Rocha, 26 anos. A jovem conta que ama viajar, mas, neste ano, abriu mão para economizar. ;Eu saí da casa dos meus pai e gastei muito com eletrodomésticos. Então, não posso pagar uma viagem. Estou focada em investir no meu apartamento;, explica.

Bruna ainda não tem programação para as festas de fim de ano, mas aproveitará para curtir os espaços de lazer no tempo livre. ;Gosto muito de andar de bicicleta no Eixão no domingo. Quando não ando lá, vou para o Parque da Cidade;, conta.

Para a turismóloga Ellen Calazans, a antiga sensação de Brasília ficar vazia no fim do ano diminui cada vez mais. ;Os brasilienses estão ficando na cidade, e o DF tem recebido muitos turistas;, comenta. Para ela, o turismo ainda é mal explorado, e muitos ficam na capital por falta de opção. ;A grande maioria não viaja por causa do dinheiro. Criou-se uma tradição em Brasília que, em qualquer feriado ou férias, as pessoas deixam a cidade e quem fica por aqui não sabe o que fazer. Elas acabam indo para barzinhos ou restaurantes, não sabem o que oferecer para as crianças. Mas Brasília tem diversas atrações, inclusive muitas belezas naturais;, destaca.

Manter o movimento de brasilienses e de turistas no fim de ano é importante para a economia da cidade, segundo a turismóloga Ellen. Para ela, Brasília ainda precisa investir nisso, pois as atrações, além do passeio na Esplanada dos Ministérios, ainda são pouco divulgadas. ;Criou-se um estereótipo em Brasília de que nós trabalhamos, recebemos e vamos gastar o dinheiro em outra unidade da Federação. Seria muito importante se esse dinheiro ficasse aqui;, completa.

Falta de informação

A dona de casa Leiva Mara Ávila, 58, planeja os passeios que fará com o irmão, morador de Goiânia. ;Virão ele, a esposa e os dois filhos. Os meninos amam o zoológico; então, vamos levá-los lá. Queremos ir ao Pontão (do Lago Sul) ver a decoração de Natal e, agora, tem o Natal Sempre Monumental, na Torre. Acho que será lindo;, diz Leiva.

Segundo ela, é comum parentes passarem o fim de ano em Brasília. Quando isso ocorre, ela apresenta a cidade para eles, mas lamenta a falta de informação. ;Tem muito passeio bom em Brasília, mas quase não tem dados sobre a cidade. Recebi a visita de uns amigos que vieram dos Estados Unidos. Eles queriam conhecer tudo e, ao pesquisar, encontramos poucas coisas;, lamenta.

Passeio cívico


Praça dos Três Poderes
Praça entre os prédios dos Três Poderes da República: Legislativo (Congresso Nacional), Judiciário (STF) e Executivo (Palácio do Planalto). Aproveite e faça uma visita ao interior das edificações e conheça um pouco mais sobre os lugares onde são tomadas as principais decisões do país. No primeiro domingo do mês, os visitantes também podem acompanhar a Troca da Bandeira.


Espaço Israel Pinheiro
Em memória ao político brasileiro Israel Pinheiro, o espaço conta com auditório e mural interativo, além de sala de jogos educacionais.
Local: próximo à Praça dos Três Poderes, a 200m do mastro da Bandeira, ao lado do Espaço Oscar Niemeyer
Contato: 3323-6658


Espaço Lucio Costa
Pequeno museu subterrâneo concebido por Oscar Niemeyer para homenagear o urbanista Lucio Costa.
Local: Praça dos Três Poderes
Contato: 3321-9843


Memorial JK
No local, os visitantes encontram objetos que simbolizam Brasília e do acervo pessoal do ex-presidente e fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek
Local: Eixo Monumental
Contato: 3225-9451


Museu do Catetinho
Primeira residência oficial do presidente JK
Local: BR-040, Km 0, Gama
Contato: 3338-8803 e 3386-8167

Clássicos da cidade


Cine Brasília
O espaço mantém programação de lançamentos de filmes nacionais, semanas temáticas, divulgação de livros, exposições e mostras estrangeiras
Endereço: EQS 106/107 (Asa Sul)
Ingresso: R$ 12 (inteira). Mostras temáticas são gratuitas
Contato: 3244-1660


Cine Drive-In
Um dos últimos do Brasil, o Cine Drive-In é uma opção para quem ama filmes e quer assistir a um deles de forma diferente. Basta estacionar o carro, sintonizar na estação FM 88,7 e ficar à vontade. Os preços da entrada e os horários dos filmes podem ser conferidos em cinedrivein.com.
Local: Área Especial do Autódromo, Asa Norte
Contato: 99961-9114


Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Com um extenso gramado, o CCBB é um bom lugar para passar o dia ou fazer piquenique. O espaço também oferece programação cultural, como exposições e peças teatrais.
Local: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2, Lote 22

Conheça também:
Planetário de Brasília
Complexo Cultural da Torre de TV
Museu dos Correios



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação