Cidades

Correio Braziliense tem tecnologia assistiva no site

postado em 08/12/2019 04:17




Criado em 2003, o sistema Rybená foi idealizado pelo Grupo de Usuários Java do DF, em parceria com o Instituto CTS, que desenvolveu o primeiro celular para pessoas surdas. Todos os integrantes da equipe são surdos. O objetivo do projeto é facilitar o entendimento da língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Alguns diferenciais do Rybená são os personagens em 3D com roupa customizável; a alta qualidade de tradução; a naturalidade na apresentação dos sinais em Libras; e a não necessidade de adaptadores ou ferramentes adicionais. Em relação à voz, ele tem sintetizador baseado em fonemas; alta qualidade e naturalidade na dicção; é aderente ao padrão W3C.

O Correio adere ao programa que foi desenvolvido por surdos para surdos. A Lei n; 13.146/2015 estabelece como ;obrigatória a acessibilidade em sítios da Internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo;.

Para saber mais sobre o Rybená, entre em contato com contato.rybena@grupoicts.com.br ou pelo telefone (61) 3051.2838



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação