Cidades

Eixo capital

Acompanhe a cobertura da política local com @alexandrepaulas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 10/12/2019 04:30
[FOTO1]
GDF tem 15,9 mil comissionados

O número de comissionados na estrutura do GDF chegou a 15.947 em novembro deste ano. Durante a campanha, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu uma redução drástica no quadro desse tipo de cargo. Ao longo do mandato, no entanto, o compromisso foi ficando de lado. Em dezembro de 2018, ao fim da gestão de Rollemberg, havia 16.243 comissionados, 296 a mais do que o número atual. Em termos percentuais, a redução foi de 1,8%.



Torturadores, não

Foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) a lei que proíbe que monumentos da capital federal sejam batizados com nomes de torturadores reconhecidos pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). O texto é de autoria do deputado distrital Fábio Félix (PSol). A norma não vale para obras que já levam o nome de pessoas ligadas à prática de tortura na ditadura militar, como é o caso da Ponte Costa e Silva (foto).


Vetos

O governador Ibaneis Rocha vetou dois pontos da legislação. Um deles proibia a utilização de recursos em homenagens e comemorações ao golpe de militar de 1964. O outro determinava a retirada de placas, retratos e bustos de pessoas ligadas à tortura. Os dois casos, segundo o emedebista, tinham vícios constitucionais.



Prêmio ao empreendedorismo

O Sebrae no DF e a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) entregaram ontem o 1; Prêmio Lindberg Cury, que reconheceu personalidades e valorizou ações empreendedoras. A ideia é incentivar e estimular o surgimento de novos negócios no Distrito Federal.




Campeão

No fim de semana, o empresário Luís Felipe Belmonte comemorou o título do Candangão Feminino de 2019. Belmonte é dono do Real FC. Marido da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), ele é suplente do senador Izalci Lucas (PSDB) e um dos principais articuladores da Aliança pelo Brasil. O partido, em etapa de criação, abrigará o clã Bolsonaro e Belmonte é um dos cotados para assumir a presidência da sigla no Distrito Federal.



Marca para os 60 anos

O GDF divulgou a logomarca para o aniversário de Brasília em 2020, quando a cidade completa 60 anos. O designer Felipe Honda foi responsável pela criação, que se inspira na arquitetura e no céu da cidade. A obra competiu com outras 117 ideias e foi selecionada por meio de edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).




Críticas

A viagem do governador Ibaneis Rocha para a Itália ; onde batizou o filho Matheus, de 1 ano ; gerou algumas críticas. Nas redes sociais, políticos e cidadãos questionaram a saída do emedebista do DF neste fim de ano. Os distritais Júlia Lucy (Novo) e Leandro Grass (Rede) foram alguns dos que se manifestaram. ;Equador, Portugal, Peru, Itália... Parece um roteiro de férias, né? Mas, é somente alguns dos destinos visitados pelo governador Ibaneis em seus breves 11 meses de mandato;, disse Júlia.




Parecer favorável

O projeto de lei complementar que altera as normas de uso e ocupação do Setor Indústrias Gráficas (SIG) recebeu parecer favorável do presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa, Hermeto (MDB). O deputado propõe algumas emendas ao texto, mas afirma que o projeto, assim como entenderam o Conplan e o Iphan-DF, não tem obstáculo para a aprovação. O relatório precisa ser apreciado pela comissão. A expectativa de Hermeto é de que, nesta semana, o texto final seja avaliado pelos distritais. ;Nós vamos votar, sim, para poder alavancar o SIG, fazer com que ele gere mais empregos e resolver esse problema que vem se arrastando há muitos anos;, destacou.



Só papos


;Lamento as mortes ocorridas em Paraisópolis. (...) Locais com consumo de drogas ou desfile de bandidos armados atraem problemas. Quem está errado é quem comete crimes e tenta se esconder da polícia em locais como estes.;

Eduardo Bolsonaro, deputado federal




;É impossível se omitir com algo assim. Uma tragédia envolvendo 9 vidas... Um drama imenso... E o mais importante é polarizar o país. Repugnante.;

Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), deputado federal



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação