Publicidade

Correio Braziliense

Chuvas continuam nesta terça-feira em todo DF

Dia começou frio, próximo aos 16ºC, mas a temperatura pode chegar aos 29ºC ao longo da tarde


postado em 10/12/2019 08:47 / atualizado em 10/12/2019 08:49

Tempo permanece com céu nublado e fortes chuvas ao menos até quarta-feira (11/12)(foto: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)
Tempo permanece com céu nublado e fortes chuvas ao menos até quarta-feira (11/12) (foto: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)
Brasilienses devem se preparar para a continuidade das chuvas no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as precipitações continuem intensas ao menos até quarta-feira (11/12). Para esta terça-feira (10/12), a previsão é de um dia nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em todo o DF.

"A previsão está indicando chuvas tanto para hoje quanto para amanhã. A partir da quinta-feira a previsão muda um pouco. Vai estar parcialmente nublado, mas ainda com a possibilidade de chuvas", explica a meteorologista Andrea Ramos.

Com o aumento das precipitações, a umidade no DF segue alta, variando de 95% a 50%. Já a temperatura, que chegou aos 16ºC no início da manhã, pode chegar aos 29ºC ao longo do dia.

O alerta de chuvas intensas do Inmet permanece. De acordo com Andrea Ramos, essa sinalização indica que a população deve estar atenta à chegada das precipitações. "Há perigo potencial. Essas chuvas têm como características ventos intensos, que podem ficar de 40km a 60km por hora, com possibilidade de alagamentos e descargas elétricas", afirma.

As principais recomendações neste caso são: não se abrigar embaixo de árvores, pela possibilidade de queda de galhos e tronco; evitar áreas que costumam passar por alagamento, ou que sejam muito abertas, sem para-raios próximos; e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados a tomada durante as chuvas.
 
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade