Cidades

CPI do Feminicídio vai ouvir secretária da Mulher para ajustar trabalhos

A oitiva está marcada para as 9h30 desta quinta-feira e será aberta ao público. Distritais devem levantar dados de ações de combate à violência contra a mulher

Agatha Gonzaga
postado em 11/12/2019 17:00
[FOTO1]A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio na Câmara Legislativa vai receber amanhã (12/12) a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, para explicar a atuação da pasta e a aplicação do Orçamento no combate à violência contra as mulheres.

O objetivo da mesa convocatória é identificar a rede de enfrentamento às agressões nas cidades do DF e esclarecer como a secretaria tem atuado em cada região administrativa para proteger as mulheres. A reunião deve servir, ainda, para detalhar os resultados obtidos com o plano de enfrentamento introduzido na antiga Subsecretaria da Mulher em 2015.

Um último ponto será o questionamento ao Orçamento da pasta. Os parlamentares que compõe a CPI querem entender quanto tem sido investido em ações de proteção às mulheres.

Até o momento, o DF registra 75 tentativas de feminicídio e 32 mortes pelo crime, um recorde em números absolutos. O comitê investiga causas e soluções para esse tipo de crime.

Nesta primeira fase, denominada pela CPI como exploratória, o trabalho consiste na solicitação de dados sobre violência contra mulheres no DF entre 2015 e 2019; de depoimentos; e da convocação de uma audiência pública.

A segunda etapa ocorrerá de forma semelhante, mas incluirá diligências na rede de atendimento especializado e na fiscalização das investigações deste ano.

Na última fase, haverá discussão dos dados levantados pela comissão, apreciação do relatório final e proposição de medidas legislativas, executivas ou judiciais.

A reunião desta quinta-feira será aberta ao público e está marcada para as 9h30, na Sala das Comissões da Câmara Legislativa do DF.

Oitiva CPI do Feminicídio - secretária de Estado da Mulher

Data e horário: 12 de dezembro, às 9h30
Local: Sala das Comissões (TS), Câmara Legislativa do DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação