Cidades

19ª edição do Encontro de Folia de Reis anima Planaltina até domingo

Encontro de Folia de Reis, em Planaltina, reúne raízes nacionais com programação religiosa

Marcos Braz*, Alan Rios
postado em 14/12/2019 07:00
[FOTO1]Celebrar as raízes brasileiras e a herança cultural religiosa e festiva. Essa é proposta do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal, que começou nesta sexta-feira (13/12) sua 19; edição e vai até este domingo (15/12). Na programação, shows e atividades que recriam a história bíblica do nascimento do menino Jesus e da peregrinação dos Reis Magos. O local do evento também tem tradição. Ocorre em Planaltina, cidade mais antiga do DF, que recebe músicos, atores, poetas e dançarinos na comemoração. Para os organizadores, essa é uma oportunidade de celebrar a fé em uma manifestação que resgata a cultura popular.

;O encontro é de cunho religioso, mas também tem um aspecto cultural muito forte. A gente reúne folias de várias partes do DF para valorizar nossas raízes, convidando artistas para mostrar a importância da música de viola, da poesia cantada e das danças típicas, por exemplo;, explica o idealizador, Volmi Batista. Em Brasília, essas festas existem desde antes da construção da capital, com edições em Brazlândia, no Gama, em Planaltina e em São Sebastião, por exemplo.

Um dos símbolos do evento é o estandarte. Diversos grupos bordam e pintam bandeiras com imagens religiosas que representam passagens, versículos e personagens bíblicos. ;Tudo o que acontece no evento ressalta nossa diversidade muito rica, que vai desde o artesanato das roupas até a confecção de alguns instrumentos e a exibição dos estandartes. Cada grupo carrega uma bandeira que conta como os reis magos fizeram aquela peregrinação;, diz Volmi.

Além dos shows e representações, o encontro terá comidas típicas e um grande presépio. ;Toda folia tem um altar ou um presépio para que os devotos façam as orações. Ou seja, é um lugar para celebrar nosso país e nossas cidades, com muita paz no coração para o ano que vem chegando;, detalha o idealizador. Ele também aproveita para convidar as famílias de Brasília. ;Nosso evento tem entrada franca, recebe crianças e pessoas de todas as idades. Queremos deixar o ambiente acolhedor. Também teremos um diferencial para as outras edições, que é a área coberta. Assim, a chuva não impede ninguém de participar.;

Uma das pessoas que vai notar essa melhoria na estrutura é Lourdes Maciel, 53 anos. A moradora de Planaltina acompanha as folias e os encontros há 14 anos e conta que em cada edição é uma emoção diferente. ;A religiosidade é a parte que mais me motiva a voltar a cada ano. Tem a parte cultural também, os shows, as apresentações, é tudo muito lindo;, elogia a dona de casa.

Lourdes conta que sua ligação com o mundo das folias vem desde cedo. As apresentações a fazem lembrar da sua infância na fazenda. Neste ano, ela verá dois dos três reis magos representados por seu filho e genro. ;É uma honra muito grande pra gente que cresce com a tradição. Meu filho acompanha as folias há 19 anos.;

Quem também defende a cultura de folias é a presidente da Folia de Reis Menino Jesus, de Brazlândia, Maria das Graças, 64 anos. Ela enxerga o evento como essencial para manter viva a tradição centenária. ;É de extrema importância para nós que tenha esse evento. Ajuda a lembrar às pessoas que a folia ainda existe e é forte. Está nas nossas mãos não deixar morrer;, reflete.

Maria também lembrou a importância de ter uma mulher como líder de folia, já que, segundo ela, a maioria dos regentes são homens. ;Já estava mais que na hora de a mulher assumir esse papel. Hoje, a gente vê que a mulher pode tudo. Ser chefe de folia também, por que não?;, questiona.

* Estagiário sob supervisão de Marina Mercante

Programação

Encontro de Folia de Reis do DF ; Até este domingo (15/12)

Complexo Cultural de Planaltina
Entrada franca
Censura livre

Sábado (14/12)

8h
Café da manhã

9h
Giro das folias
(visita das folias às casas dos moradores)

12h
Almoço dos foliões
Palco externo
Apresentações espontâneas de dupla de violeiros, foliões e dançadores
; Vanderley e Valtecy | Renner e Cabral | Os Mineiros de Urucuia
; Caravana Serenata Caipira | Claudinho da Viola

18h
Jantar dos foliões

19h
Apresentação das folias e danças populares

; Folia de Reis do Lago Oeste e curraleira ; Lago Oeste
; Folia de Reis Menino Jesus e dança de roda ; Brazlândia
; Folia de Reis Unidos na Fé e catira ; Planaltina
; Folia de Reis Saudade do Interior ; São Sebastião
; Dyego e Gustavo
; Macedo e Mariano
; Atração nacional ; Zé Mulato e Cassiano

Domingo (15/12)

8h
Café da manhã / Roda de prosa

10h
Missa sertaneja com padre Preguinho

11h
Apresentação das Folias e danças populares
; Folia de Reis João Timóteo e Congada ; Ceilândia
; Folia de Reis Renovação Cristã ; Planaltina
; Folia de Reis Irmãos Vieira ; Gama
; Apresentação dos alunos do Núcleo de Ensinamento da Viola

12h30
Almoço comunitário e Shows de encerramento
; Idelbrando e Barcellus
; Heverton e Heverson
; Atração Nacional ; Flávio Brasil e banda

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação