Cidades

Voluntários promovem festa de Natal para pessoas em situação de rua

Programação conta com ceia e apresentações artísticas; saiba como ajudar

Lis Cappi*
postado em 14/12/2019 07:00
[FOTO1]Trazer uma ceia de Natal e um espetáculo ao ar livre para celebrar a época com pessoas em situação de rua. Essa é a proposta do Bailarinas Por Que Não?! & Banho do Bem numa Noite de Gala, evento que vai promover uma noite natalina, com apresentações de coral, música erudita e de balé, neste domingo (15/12), para 83 pessoas que estão vivendo nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto.

Apesar de a celebração ser à noite, a recepção aos convidados vai começar bem mais cedo. Por volta das 12h30, um ônibus com chuveiros do projeto Banho do Bem vai estacionar próximo à Biblioteca Nacional de Brasília para que os moradores possam se preparar para a ocasião. Banho quente, roupas adequadas a um evento de gala e cuidados especiais, como cortes de cabelo, maquiagem e serviços de manicure, estarão à disposição para que os moradores possam chegar arrumados ao evento.

;A intenção é de que os moradores de rua tenham uma noite realmente diferente. Que se vejam dignos e, quem sabe, se essa noite não pode transformar a vida deles? Dando forças para sair da situação de rua, que não é fácil;, afirma a idealizadora do evento, Cláudia Bengtson, 51 anos. ;Vamos levar a palavra da igualdade, solidariedade, amor e de não preconceito. Muitas das pessoas que estão em situação de rua hoje estão sem lar, mas são pessoas que antes tinham, que às vezes tinham um trabalho bacana e perderam o emprego, ou que são estudadas e estão nessa condição;, acrescenta a bailarina.
O projeto começou com a intenção de Cláudia em fazer uma programação especial para este fim de ano a quem precisa, e tomou forma com a adesão de diferentes grupos de voluntários. A primeira foi Adriana Calil, idealizadora do projeto de banhos itinerantes aos moradores de rua. Em seguida, foi a chef Raquel Amaral, que vai preparar toda a parte gastronômica da noite, entre outros que se comoveram com a ação ao longo do processo, como o cantor lírico Silas Gomes, que virá do Maranhão para apresentar um show. ;Tudo está sendo feito na base de doação e de voluntariado. O palco foi doado, o som é doado, tudo é assim, até a sobremesa;, explica Cláudia.

As 83 pessoas em situação de rua que participarão do evento foram convidadas em duas ações da equipe Banho do Bem na Rodoviária de Brasília, e segundo Adriana Calil, a expectativa está grande para a noite. ;Eles estão bem animados para esse dia, já na espera. Comentaram que nunca tiveram a oportunidade de alguém oferecer um evento tão legal para eles;, diz. ;Nós vamos arrumar os assistidos com roupas mais bonitas, vão ficar mais bem produzidos, como se estivessem em um teatro;, antecipa.

Em relação ao cardápio, a chef Raquel Amaral afirma que as escolhas foram feitas para serem iguais a uma tradicional ceia natalina. Com o apoio de dois cozinheiros voluntários, as refeições começarão a ser preparadas na noite de hoje para estarem prontas no dia seguinte. ;A ideia é fazer uma ceia como a que deveria estar na mesa de todo mundo: terá ave natalina, pernil, tender, uma farofa de biscoitos com amêndoas, uma salada de verão tradicional da minha família, além de frutas e castanhas;, conta.

As expectativas da chef de cozinha também estão altas para o momento de Natal antecipado. ;Acho que para eles vai ser um dia muito legal, e para a gente, uma coisa que não vamos esquecer na vida. Se cada um puder ajudar, com qualquer coisa, é possível mudar um pouco o mundo.;

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Como ajudar

A maior parte dos preparativos para a noite já foi concluída, mas algumas doações ainda podem ser feitas. De acordo com a organização, faltam alguns ingredientes para a ceia, como carnes e bebidas, itens de decoração, como arranjos de flores para as mesas, cadeiras de plástico e uma tenda para abrigar as mesas, caso chova. Para mais informações e entrega de donativos, basta entrar em contato com a escola Bailarinas Por Que Não?, pelo número 98299-3402, ou com Adriana Calil no 99556-5433.

Programação

A ceia de Natal será oferecida para 83 pessoas, que também assistirão a apresentações do cantor maranhense Silas Gomes, do Coral Vox Mundi, formado por diplomatas que residem em Brasília, e a um trecho do espetáculo Para sempre, da companhia de balé amador Bailarinas Por Que Não. A ceia será restrita, mas quem quiser comparecer poderá assistir às apresentações a partir das 19h, na parte externa da Biblioteca Nacional de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação