Publicidade

Correio Braziliense

Voluntários promovem festa de Natal para pessoas em situação de rua

Programação conta com ceia e apresentações artísticas; saiba como ajudar


postado em 14/12/2019 07:00

Participantes vão poder se preparar para a festa no ônibus do Banho do Bem(foto: Reprodução/Banho do Bem)
Participantes vão poder se preparar para a festa no ônibus do Banho do Bem (foto: Reprodução/Banho do Bem)
Trazer uma ceia de Natal e um espetáculo ao ar livre para celebrar a época com pessoas em situação de rua. Essa é a proposta do Bailarinas Por Que Não?! & Banho do Bem numa Noite de Gala, evento que vai promover uma noite natalina, com apresentações de coral, música erudita e de balé, neste domingo (15/12), para 83 pessoas que estão vivendo nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto.

Apesar de a celebração ser à noite, a recepção aos convidados vai começar bem mais cedo. Por volta das 12h30, um ônibus com chuveiros do projeto Banho do Bem vai estacionar próximo à Biblioteca Nacional de Brasília para que os moradores possam se preparar para a ocasião. Banho quente, roupas adequadas a um evento de gala e cuidados especiais, como cortes de cabelo, maquiagem e serviços de manicure, estarão à disposição para que os moradores possam chegar arrumados ao evento.

“A intenção é de que os moradores de rua tenham uma noite realmente diferente. Que se vejam dignos e, quem sabe, se essa noite não pode transformar a vida deles? Dando forças para sair da situação de rua, que não é fácil”, afirma a idealizadora do evento, Cláudia Bengtson, 51 anos. “Vamos levar a palavra da igualdade, solidariedade, amor e de não preconceito. Muitas das pessoas que estão em situação de rua hoje estão sem lar, mas são pessoas que antes tinham, que às vezes tinham um trabalho bacana e perderam o emprego, ou que são estudadas e estão nessa condição”, acrescenta a bailarina.
 
O projeto começou com a intenção de Cláudia em fazer uma programação especial para este fim de ano a quem precisa, e tomou forma com a adesão de diferentes grupos de voluntários. A primeira foi Adriana Calil, idealizadora do projeto de banhos itinerantes aos moradores de rua. Em seguida, foi a chef Raquel Amaral, que vai preparar toda a parte gastronômica da noite, entre outros que se comoveram com a ação ao longo do processo, como o cantor lírico Silas Gomes, que virá do Maranhão para apresentar um show. “Tudo está sendo feito na base de doação e de voluntariado. O palco foi doado, o som é doado, tudo é assim, até a sobremesa”, explica Cláudia.

As 83 pessoas em situação de rua que participarão do evento foram convidadas em duas ações da equipe Banho do Bem na Rodoviária de Brasília, e segundo Adriana Calil, a expectativa está grande para a noite. “Eles estão bem animados para esse dia, já na espera. Comentaram que nunca tiveram a oportunidade de alguém oferecer um evento tão legal para eles”, diz. “Nós vamos arrumar os assistidos com roupas mais bonitas, vão ficar mais bem produzidos, como se estivessem em um teatro”, antecipa.

Em relação ao cardápio, a chef Raquel Amaral afirma que as escolhas foram feitas para serem iguais a uma tradicional ceia natalina. Com o apoio de dois cozinheiros voluntários, as refeições começarão a ser preparadas na noite de hoje para estarem prontas no dia seguinte. “A ideia é fazer uma ceia como a que deveria estar na mesa de todo mundo: terá ave natalina, pernil, tender, uma farofa de biscoitos com amêndoas, uma salada de verão tradicional da minha família, além de frutas e castanhas”, conta.

As expectativas da chef de cozinha também estão altas para o momento de Natal antecipado. “Acho que para eles vai ser um dia muito legal, e para a gente, uma coisa que não vamos esquecer na vida. Se cada um puder ajudar, com qualquer coisa, é possível mudar um pouco o mundo.”

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Como ajudar

A maior parte dos preparativos para a noite já foi concluída, mas algumas doações ainda podem ser feitas. De acordo com a organização, faltam alguns ingredientes para a ceia, como carnes e bebidas, itens de decoração, como arranjos de flores para as mesas, cadeiras de plástico e uma tenda para abrigar as mesas, caso chova. Para mais informações e entrega de donativos, basta entrar em contato com a escola Bailarinas Por Que Não?!, pelo número 98299-3402, ou com Adriana Calil no 99556-5433.

Programação

A ceia de Natal será oferecida para 83 pessoas, que também assistirão a apresentações do cantor maranhense Silas Gomes, do Coral Vox Mundi, formado por diplomatas que residem em Brasília, e a um trecho do espetáculo Para sempre, da companhia de balé amador Bailarinas Por Que Não. A ceia será restrita, mas quem quiser comparecer poderá assistir às apresentações a partir das 19h, na parte externa da Biblioteca Nacional de Brasília.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade