Cidades

Vídeos: Policiais militares resgatam animais silvestres no DF

Entre janeiro e dezembro deste ano, o Batalhão de Policiamento Ambiental resgatou mais de 2 mil animais e realizou 1.700 apreensões

Darcianne Diogo
postado em 14/12/2019 18:15
[FOTO1]Um porco-espinho, um carcará e uma jiboia foram resgatados por militares do Batalhão de Policiamento Ambiental. O porco-espinho, encontrado em Brazlândia, e o carcará, em Ceilândia, estavam machucados e tiveram de ser transportados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para tratamento. A jiboia estava no Jardim Botânico e não apresentava ferimentos, sendo liberada para a vegetação.
Os resgates ocorreram entre a manhã e noite desta sexta-feira (13/12). Em vídeo, policiais tiram a jiboia de dentro de uma caixa d;água com uma vara e a colocam em um recipiente. Um outro vídeo mostra o resgate do porco-espinho. O animal apresentava feridas no rabo, devido a ataques de cães.

Denúncias

Entre janeiro e dezembro deste ano, o Batalhão de Policiamento Ambiental resgatou mais de 2 mil animais e realizou 1.700 apreensões, segundo dados da corporação. A denúncia por maus-tratos também chama a atenção: são mais de 20 notificações por dia, especialmente contra cães e gatos.

;Entre os animais mais resgatados, as cobras estão em primeiro lugar. Só neste ano, resgatamos 617 serpentes. Geralmente, elas ficam em áreas próximas à de vegetação nativa, como São Sebastião, Granja do Torto e Vicente Pires;, explicou o comandante do Batalhão Ambiental, major José Gabriel de Souza.
Quando resgatados, os animais que estiverem machucados, são encaminhados para o Cetas, para o Zoológico de Brasília ou para o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB), quando é de porte maior.

Como denunciar

Confira onde denunciar crime de maus-tratos a animais no DF:
Ouvidoria do governo de Brasília pelo telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br.
Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema): ligue 197, pelo WhatsApp ; (61) 98626-1197 ; ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br.
Batalhão Ambiental da Polícia Militar: ligue (61) 3190-5190 e pelo WhatsApp (61) 99351-5736.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação