Publicidade

Correio Braziliense

Vídeos: Policiais militares resgatam animais silvestres no DF

Entre janeiro e dezembro deste ano, o Batalhão de Policiamento Ambiental resgatou mais de 2 mil animais e realizou 1.700 apreensões


postado em 14/12/2019 18:15 / atualizado em 14/12/2019 18:17

Carcará é resgatado por policiais em Ceilândia(foto: PMDF/Divulgação)
Carcará é resgatado por policiais em Ceilândia (foto: PMDF/Divulgação)
Um porco-espinho, um carcará e uma jiboia foram resgatados por militares do Batalhão de Policiamento Ambiental. O porco-espinho, encontrado em Brazlândia, e o carcará, em Ceilândia, estavam machucados e tiveram de ser transportados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para tratamento. A jiboia estava no Jardim Botânico e não apresentava ferimentos, sendo liberada para a vegetação. 
 
Os resgates ocorreram entre a manhã e noite desta sexta-feira (13/12). Em vídeo, policiais tiram a jiboia de dentro de uma caixa d’água com uma vara e a colocam em um recipiente. Um outro vídeo mostra o resgate do porco-espinho. O animal apresentava feridas no rabo, devido a ataques de cães.

Denúncias

Entre janeiro e dezembro deste ano, o Batalhão de Policiamento Ambiental resgatou mais de 2 mil animais e realizou 1.700 apreensões, segundo dados da corporação. A denúncia por maus-tratos também chama a atenção: são mais de 20 notificações por dia, especialmente contra cães e gatos. 

 

“Entre os animais mais resgatados, as cobras estão em primeiro lugar. Só neste ano, resgatamos 617 serpentes. Geralmente, elas ficam em áreas próximas à de vegetação nativa, como São Sebastião, Granja do Torto e Vicente Pires”, explicou o comandante do Batalhão Ambiental, major José Gabriel de Souza.
 
Quando resgatados, os animais que estiverem machucados, são encaminhados para o Cetas, para o Zoológico de Brasília ou para o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB), quando é de porte maior. 

Como denunciar

Confira onde denunciar crime de maus-tratos a animais no DF:
 
Ouvidoria do governo de Brasília pelo telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br.
 
Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema): ligue 197, pelo WhatsApp — (61) 98626-1197 — ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br.
 
Batalhão Ambiental da Polícia Militar: ligue (61) 3190-5190 e pelo WhatsApp (61) 99351-5736.
 
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade