Cidades

Moradores da capital usam criatividade para ter uma bela decoração de Natal

Seja com materiais recicláveis, seja com grandes estruturas luminosas, moradores enfeitam prédios, jardins e ambientes da vizinhança para lembrar que o Natal chegou

Thiago Cotrim*, Marcos Braz*
postado em 16/12/2019 06:00
[FOTO1]A poucos dias do Natal, a decoração luminosa pode ser vista em blocos, casas, quadras e ruas inteiras de Brasília. Em forma de cascatas ou desenhos mais elaborados, milhares de minilâmpadas ajudam a clarear as noites escuras e chuvosas típicas de dezembro. Circulando entre as quadras do Plano Piloto, percebem-se tímidas luzes piscando entre os pilotis e nas janelas dos prédios. Alguns moradores arriscam instalar enfeites maiores, como papais noéis, renas e presépios.

Um desses entusiastas é a prefeita da Quadra 304 do Sudoeste, Marli Oliveira, 69 anos. A professora aposentada é responsável pela decoração de Natal que chama a atenção de quem passa por ali. Para ornamentar o ambiente, ela encomendou iluminações para árvores e um adereço luminoso em formato de presépio. Só foi possível alugar os enfeites graças a ajustes nas contas da prefeitura durante todo o ano.

A época é tão valorizada pelos moradores, que a prefeita organizou um evento natalino com apresentação da Serenata de Natal da Universidade de Brasília (UnB). Para que tudo saísse como o planejado, as preparações começaram no mês de agosto, quando Marli reservou uma data com o grupo. ;É concorrido. Insisti muito para fazer acontecer;, conta.

Os moradores passam a encarar o fim do ano com outro ânimo após ver a beleza da vizinhança, garante Marli. ;Por mais simples que seja, sempre fazemos. Quando fica pronto, as pessoas me ligam, me param para elogiar. Se eu pudesse, decoraria cada poste desta quadra. Natal para mim é luz e, se não tem luz, eu fico triste;, conta a prefeita.

O clima de festa também toma conta de outros endereços, como a SQN 310, na Asa Norte. Lá o presépio feito com mangueiras de luzes encanta desde as crianças até os mais velhos. O casal de estudantes Letícia Lopes, 22, e Mário Henrique, 25, acompanhou o processo de decoração da área. ;Viemos pra cá com muita frequência e achamos que as luzes não só dão destaque às comemorações natalinas, como reforçam a importância da manutenção da natureza nas quadras;, destaca Mário.

Na 315 Norte, como é tradição, os moradores decoram os espaços públicos com material reciclável e luzes. O servidor público Fernando Abreu, 55, do Bloco B, conta que a atividade é feita há anos e que as quadras fazem competições internas para decidir qual condomínio é o mais bem decorado. ;Acho que é um incentivo muito legal. Acende o espírito natalino e promove a interação entre os moradores nesta época tão especial;, comenta.

Na 210 Sul, é tradição o jardim ficar iluminado nesta época do ano. O aposentado Cláudio de Freitas, 65, acredita que a ação promove um ambiente mais descontraído. ;Isso motiva as pessoas a colocarem mais apetrechos nas janelas das casas e faz com que moradores de fora visitem a nossa quadra, gerando uma socialização maior. O sorriso no rosto das crianças é o que mais me chama a atenção.; O prefeito da quadra, Alexandre Depina, 41, ressalta que a divulgação que os moradores fazem nas redes sociais reforça os elogios e a visitação à quadra. ;O advento da tecnologia nos proporciona essa viralização.;

Contribuições
As instalações das quadras das asas Sul e Norte são feitas a partir de contribuições em dinheiro feitas pelos próprios moradores, que também auxiliam na confecção dos presépios e dos símbolos natalinos que enfeitam as áreas verdes.

Em nota, a Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que não instalou nenhuma estrutura de iluminação temática de Natal em locais públicos da capital neste ano. Viabilizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a Torre de TV foi transformada em árvore de Natal com uma iluminação cenográfica especial de alta definição. Em alusão à data, a Secretaria de Turismo oferece programação que inclui apresentações na Praça dos Três Poderes.

* Estagiários sob a supervisão de Marina Mercante

Natal na cidade

; Caravana de Natal Coca-Cola
16 de dezembro: Auto Posto Brazlândia
; 19h às 22h
17 de dezembro: Terraço Shopping
; 18h30 às 22h
18 de dezembro: Pontão do Lago Sul
; 18h30 às 22h
19 de dezembro: Taguatinga Shopping
; 18h30 às 22h
20 de dezembro: Planaltina
; 19h às 22h
21 de dezembro: São Sebastião
; 19h às 22h

; serenata de natal da universidade de brasília (unb)
; 17 de dezembro: 215 Sul, Área Octogonal Sul 5, Superquadra Sudoeste 304, Quadra Residencial Sudoeste 6 e 203 Norte.
; 18 de dezembro: Rodoviária do Plano Piloto, 208 Sul, 412 Sul, 202 Sul e 308 Sul
; 19 de dezembro: Praça do Conic, Setor Habitacional de Casas Geminadas Norte 716, 311 Norte, 214 Norte e 407 Norte
; 19h, entrada franca

Praça dos Três Poderes
; Até 22 de dezembro
; Aos sábados e domingos, das 18h às 19h30
; Entrada franca
21/12 ; Coral Coro Encena (14 vozes)
22/12 ; Corais Mokiti Okada de Brasília ; Infanto Juvenil, Adulto e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (60 vozes)

Natal na Torre de TV
; Até 6 de janeiro
; Das 19h à 1h
; Entrada franca

Pontão
18 de dezembro
; Das 20h às 20h34: apresentação da Orquestra de Flauta/Escaleta da

Casa Azul Felipe Augusto
; Às 21h: passagem da caravana de Natal da Coca-Cola
21 de dezembro
; Das 13h às 16: personagens natalinos circularão distribuindo doces para crianças
Até 6 de janeiro de 2020
Bonecos de neve, árvores de Natal, casa de Papai Noel e a figura do Bom Velhinho iluminados por lâmpadas de LED

; Onde: SHIS QL 10, Lote 1/31 ; Lago Sul. Informações: 3364-0580

Praça do Relógio de Taguatinga
; Até 26 de dezembro
; Em Taguatinga, a iluminação natalina da Praça do Relógio foi inaugurada no sábado. Até dia 26, o local recebe apresentações de cantata, teatro e presépio vivo e feira de artesanato.

Poupex
; Até 5 de janeiro de 2020
; A Casa do Papai Noel, instalada em frente à sede da Poupex, Funciona das 8h às 20h. Em 24 de dezembro, abre das 13h às 19h.
; Onde: em frente ao Oratório do Soldado, no Setor Militar Urbano (SMU)

Caixa Cultural
; Até 12 de janeiro de 2020
; Parque temático de 2.074m;, árvore de Natal de sete metros de altura, mais de 80 apresentações culturais, piscina de bolinhas para crianças e adultos e cinema. O Papai Noel estará presente até 23 de dezembro. Para participar, cadastre-se no site arvoremagicadenatal.com.br.
; Onde: estacionamento da Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4, anexo ao Edifício Matriz I da Caixa)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação