Cidades

Acidentes acendem alerta para segurança em transportes aquáticos

Fim de semana teve colisões envolvendo jet ski no DF e no Entorno, deixando uma pessoa morta e duas feridas. Marinha afirma que número de ocorrências tem aumentado e dá dicas para prevenir tragédias

Lis Cappi*, Juliana Andrade
postado em 17/12/2019 06:00
[FOTO1]Em menos de 48 horas, dois acidentes envolvendo jet skis foram registrados no Distrito Federal e no Entorno. O primeiro, em Planaltina de Goiás, resultou na morte de Richard Roberto Rosa, 39 anos, que conduzia a embarcação. O segundo, no fim da tarde de domingo, ocorreu no Lago Paranoá e deixou o condutor, o policial militar Rafhael Vinicius Ferreira, 37, internado em estado grave. O número de acidentes na região tem aumentado, segundo a Capitania Fluvial de Brasília. Este ano, o DF e o Goiás somaram oito acidentes envolvendo embarcações, ante dois no passado.

;Na maioria dos acidentes, há imprudência por parte do condutor. Quando envolve motos aquáticas, o mais comum é a colisão com outra embarcação em razão da alta velocidade. Como é um meio de transporte simples, as pessoas querem usar para desenvolver altas velocidades e acabam fazendo isso onde tem tráfego de embarcações e banhistas;, explica o capitão dos Portos de Brasília, Paulo Marcelo L;er. De acordo com a capitania, o DF e o Goiás têm a 4; maior frota de embarcações do Brasil. Ao todo, são 52,5 mil inscritas, 6,4 mil delas, motos aquáticas. Sobre ocorrências envolvendo a moto aquática, foram registradas duas este ano no Lago Paranoá.

Os acidentes do fim de semana estão sendo investigados. Na Lagoa de Formosa, o caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Planaltina de Goiás. ;Estamos aguardando o laudo da perícia. Em acidentes como este, dificilmente existem testemunhas que tenham visto tudo direito. As informações preliminares são de que o condutor da lancha tinha autorização para navegar, mas ainda vamos intimá-lo para a oitiva. Precisamos dos laudos para identificar o responsável;, detalhou o delegado-titular Cristiomário Medeiros.

De acordo com as informações da ocorrência, Richard pediu o jet ski emprestado para dar uma volta com a namorada. Ao colidir com uma lancha, ele caiu na água e se afogou. O corpo foi encontrado no dia seguinte, por volta das 11h, a cerca de 4 metros de profundidade e a 150m da margem. A mulher que estava com ele teve ferimentos na perna, recebeu atendimento médico e passa bem. Os passageiros da lancha foram socorridos e não ficaram feridos. À polícia, o dono do jet ski informou que Richard disse que tinha habilitação, mas segundo o delegado, ele não possuía.

No domingo, o acidente ocorrido no Lago Paranoá foi registrado na 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul). Um cabo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) bateu em um píer no Condomínio Brisas do Lago, no Setor de Clubes Sul, ao retornar de uma ocorrência no início da noite. O militar foi levado ao Instituto Hospital de Base entubado e com traumatismo craniano, segundo o Corpo de Bombeiros. Em nota oficial, a PMDF informou que o policial ;está estável, com possibilidade de sair do tubo;. Os exames apontaram uma fratura na rosto, mas ainda não há condições de avaliar o estado neurológico, o que será feito apenas quando ele acordar.

O comandante L;er afirma que, em todos os acidentes registrados, a capitania abre um inquérito administrativo para investigar as causas da ocorrência: ;A partir disso, é possível analisar a necessidade de criar novas regras ou fazer novas exigências;. A capitania também possui um número de emergência. Em caso de acidentes, a população pode entrar em contato pelo 185.

Regras

Assim como nos transportes terrestres, para conduzir embarcações é preciso obedecer a uma série de regras e tomar determinados cuidados. Para navegar, o condutor precisa ter a Carteira de Habilitação de Amador (CHA). Cada embarcação demanda uma categoria específica. Para conduzir um jet ski, por exemplo, é necessário ter uma carteira na modalidade A. O comandante L;er destaca que o uso de colete salva-vidas é obrigatório. Os Jet ski também possuem uma chave, que deve ser ligada ao colete ou ao pulso. Caso o condutor caia da moto aquática, a embarcação é desligada.

O comandante ainda ressalta que é proibido andar de jet ski à noite. Crianças com menos de 7 anos não podem ser transportadas e o passageiro jamais deve ser levado na frente do condutor. Outra regra importante é a proibição de ingestão de álcool. ;Assim como ocorre nas estradas, a capitania de Brasília também possuem o etilômetro;, acrescentou o comandante.

Os condutores de embarcações devem ficar atentos ao local de navegação. No Lago Paranoá, por exemplo, o Decreto 39.555/2018 determina o zoneamento do uso do espelho d;água. Áreas como a prainha do Lago Norte, a da Ponte Jk e da Ermida Dom Bosco são destinadas a banhistas. Nesse caso, a circulação de embarcações motorizadas só é permitida para chegadas na margem e a velocidade deve ser inferior a 2 nós.

Atenção: principais causas de acidentes envolvendo jet ski no Brasil

; Falta de atenção e vigilância do Comandante durante a navegação
; Condutor inexperiente
; Velocidade excessiva
; Falha na propulsão por falta de manutenção preventiva
; Consumo de bebidas alcoólicas, por parte do condutor
; Navegação em locais perigosos (falta de uso da carta náutica)
; Más condições atmosféricas
; Não utilização das regras do RIPEAM (Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar)
; Falta de verificação da embarcação antes da partida.
Fonte: Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação