Cidades

Metrô circula com atrasos pelo segundo dia seguido no DF

Trens circulam com atraso desde segunda-feira (16). Técnicos trabalham no sistema, mas o Metrô-DF não tem previsão de quando a operação será normalizada

Lis Cappi*
postado em 17/12/2019 06:52
[FOTO1511833]Trens do metrô circulam com lentidão na manhã desta terça-feira, (17/12), pelo segundo dia consecutivo. O atraso no serviço é consequência de uma falha na sinalização das estações, segundo a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF).

Técnicos começaram a trabalhar no sistema ainda na manhã de segunda-feira (16/12) e a companhia chegou a dizer que o problema seria resolvido na madrugada desta terça-feira. No entanto, a falha ainda não foi corrigida.

Até a última atualização desta matéria, 22 dos 24 trens circulavam com lentidão entre as estações 108 Sul e Asa Sul. A velocidade no trecho é de 20km/h. Em dias normais, a velocidade é de 80km/h.

Falha é na sinalização entre estações 108 Sul e Asa Sul

Para tentar amenizar os transtornos para os usuários, o Metrô informou, em nota, que solicitou à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) "o reforço nas linhas de ônibus que cobrem as regiões de Ceilândia e Samambaia durante o horário de pico do Metrô-DF".

Segundo passageiros que utilizaram o metrô na manhã desta terça-feira (17/12), os trens passaram nas estações nos horários previstos, mas fizeram pausas ao chegar à estação Asa Sul. Ao voltar, seguiram lentamente o resto do percurso.
Júlia Nunes, 19, e Wagner Klopper, 21, usam o sistema de transporte diariamente e, ao embarcar na estação Guará, perceberam uma grande mudança no funcionamento dos trens. "Quando entramos, a porta demorou a fechar. Teve um momento em que três trens estavam parados no meio do trilho. Eles avisaram que tinha que esperar" conta Júlia. "A gente costuma levar 20 minutos (para chegar à Rodoviária) , hoje demorou mais de meia hora", completa Wagner.
[FOTO3]O analista de TI Bruno Costa, 24, afirmou que os problemas estão iguais aos enfrentados na segunda-feira (16/12). "Ontem foi horrível para ir e voltar, e agora está a mesma coisa. Quando vai chegando na Asa Sul ele vai começando a ficar lento. Nas outras estações também está demorado, mas lá está mais" pontua.

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação