Cidades

Lei Seca: em 15 dias, Detran flagra 560 condutores alcoolizados

Os agentes de trânsito intensificaram a fiscalização perto de a bares e restaurantes, em dias, locais e horários estrategicamente mapeados

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 17/12/2019 14:10
[FOTO1]O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) flagrou 560 condutores alcoolizados em 15 dias. Desde 1; de dezembro, o órgão iniciou a Operação Boas Festas, que visa retirar das vias da capital motoristas que insistem em consumir bebida alcoólica e conduzir veículos.

Os agentes de trânsito intensificaram a fiscalização próximo a bares e restaurantes, em dias, locais e horários estrategicamente mapeados pela Unidade de Inteligência do Detran (Unint). O órgão leva em consideração, principalmente, confraternizações de fim de ano.

Na primeira quinzena do mês, cerca de 3 mil abordagens foram realizadas. Militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além de policiais civis, participam da operação.

A expectativa do Detran é de que a quantidade de ações aumente ainda mais até o fim do mês. De acordo com o órgão, reduzir alcoolizados das vias da capital evita acidentes.

O que diz a lei

O Código de Trânsito Brasilieiro prevê que dirigir sob influência de álcool é considerado infração gravíssima. Quem for pego com níveis acima de 0,3 mg/litro pode ser preso, ter o veículo retido e a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por um ano.

A multa para os motoristas que cometerem a infração é de R$ 2.934,70. Em caso de reincidência em até 12 meses, a multa é dobrada e alcança o valor de R$ 5.869,40. Em 2019, a Lei n; 11.705, conhecida como Lei Seca, completou 11 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação