postado em 18/12/2019 04:40
Além da frente de pesquisa laboratorial, a UnB trabalha o estudo do câncer por meio de projetos de extensão. Com 30 integrantes de 10 cursos diferentes, entre alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da saúde, a Liga de Combate ao Câncer da UnB (LCC-UnB) é um exemplo de iniciativa do tipo.Desde 2010, o grupo reúne-se uma vez por semana para debater temas relacionados ao câncer. Enquanto programa de extensão, presta serviço à comunidade por meio de atendimento em ambulatório de consultas para radioterapia.
;A liga tem essa capacidade de fazer a formação dos alunos mais humanizada. Eles criam vínculos com os pacientes e começam a compreender um pouco mais a história deles por trás das consultas;, afirma Paula Diniz, coordenadora do projeto.
Três perguntas para
Maria Emília Machado Telles Walter, professora doutora em ciência da computação e decana de Pesquisa e Inovação da UnB
O que as reduções nos recursos direcionados para as universidades públicas representam para a pesquisa acadêmica?
O fato de se tirar recurso financeiro das universidades impacta diretamente no desenvolvimento do país. No século em que o bem maior é o conhecimento, isso é impressionante. A falta de recursos para a educação compromete a formação de recursos humanos no país.
Onde a UnB e o Brasil estão em termos de resultados acadêmicos?
A UnB está hoje entre as 10 melhores universidades do país. Já o Brasil, apesar de todas as críticas, está entre os países que mais publicam artigos e livros, em termos de volume. Esse resultado poderia ser melhor se tivéssemos mais recursos do governo para pesquisa, como ocorre nos Estados Unidos e na Alemanha.
Falando de inovação, quais são os principais desafios para as universidades públicas?
O Brasil hoje não se destaca em inovação, mas na geração de conhecimento básico. O esforço que as universidades precisam fazer agora é o de transferir o conhecimento fora do ambiente acadêmico para gerar a inovação.
Para saber mais
Nanociência
É a ciência conduzida na escala nanométrica, em que muitas propriedades químicas, físicas e mecânicas dos materiais mudam. Um nanômetro representa um metro dividido por um bilhão.