postado em 18/12/2019 04:41
As boas ações tomam conta dessa época do ano, e a caridade é a mais comum delas. Clarissa Dias, 41, e seus filhos, Nilo Vaz Dias, 15, e Paloma Vaz Dias, 13, são parte desse time do bem. A mãe e Nilo são os organizadores do Pés dignos, projeto que distribui chinelos a instituições de caridade e a comunidades carentes. O item básico de vestuário é uma das maiores necessidades dos abrigos, segundo a doadora. Em outubro, ambos iniciam a campanha de arrecadação nos grupos de mensagem e, principalmente, boca a boca.
A inspiração veio de Nilo. A família tinha como tradição fazer doações de Natal, mas, em uma das entregas, o menino estranhou que uma criança recusou um tênis. A mãe percebeu a atitude e perguntou ao morador do Sol Nascente o motivo da recusa. O menino respondeu que não sabia a própria numeração de calçados. ;Como o meu filho e eu somos católicos, daí veio o nome (da iniciativa), tem a ver com a dignidade de Jesus;, explica Clarissa.
Todos os chinelos doados são novos. Essa é uma exigência do grupo para garantir o conforto das crianças que receberão o presente. Até agora, foram arrecadados mais de 90 pares de calçados. Em 2017, o número chegou a 450, segundo Clarissa. Essas doações chegam até de outras unidades federativas, pelos Correios. ;Nós temos a ideia de que só se presenteia alguém com aquilo que gostaríamos de receber, ou ver um filho nosso recebendo;, avalia a psicóloga.
O espírito de doação também tomou conta do círculo de amigos da família. Além dos parentes que se esforçaram para garantir alguns pares para a Vila Pequenino Jesus, uma amiga de Clarissa abriu mão dos presentes da festa de aniversário do filho e pediu para que os convidados levassem chinelos para o projeto. ;O que me emociona é uma criança de 9 anos ter tido a iniciativa de pedir a mãe para ajudar outras;, emociona-se.
* Estagiários sob supervisão de Guilherme Goulart
** Nomes fictícios para
preservar a identidade
das crianças