Cidades

Vídeo: bombeiros instalam armadilhas para combater o mosquito da dengue

Militares foram à região de Arapoanga, em Planaltina para instalar os aparelhos e orientar a população

Jonathan Luiz*
postado em 18/12/2019 12:56
[FOTO1]O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), em conjunto com a Diretoria de Vigilância Ambiental (DIVAL), comandou nesta quarta-feira (18/12) uma operação para minimizar, prevenir e enfrentar o mosquito transmissor da dengue, zika e chicuncuya, em oito zonas da região de Arapoanga, em Planaltina.
A ação contou com um efetivo de 294 militares treinados para esse tipo de situação. O serviço consiste em fazer visitas nas casas dos moradores, passando orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, a atividade tem o intuito de eliminar possíveis focos do mosquito. Para isso, foram colocadas armadilhas de supressão.
A metodologia do trabalho é nova. A campanha usa armadilhas para capturar as larvas dos mosquitos, visando reduzir a quantidade de novos focos na área, além de criar um indicador para o uso do UBV (fumacê).

Confira o vídeo dos bombeiros em ação:

O procedimento começa com a solicitação dos bombeiros e agentes da saúde aos moradores. Quando autorizado, é deixada uma armadilha na residência, e o militar explica que o objeto não possui nenhum tipo de veneno. O aparelho precisa ficar em um ponto sombreado, onde não pegue chuva. Depois, a equipe vai voltar para inspecionar a armadilha a partir de 15 dias da instalação.
A operação mobilizou quase 300 bombeiros
O tenente-coronel do CBMDF Deusdete Vieira, responsável pela ação em Arapoanga, passou orientações para a população sobre como prevenir a dengue. ;Não deixar objetos que possam acumular água nos seus imóveis, não esperar a ação do GDF para começar a trabalhar em eliminar os focos das residências. Caso receba agentes da SESDF ou militares do CBMDF em suas casas, permitir que o trabalho de inspeção e instalação de armadilhas seja feito.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação