Cidades

Dois comerciantes são presos por armazenar botijões de gás indevidamente

Casos ocorreram no Condomínio Estância, em Planaltina. A 16ª DP conduziu as investigações

Sarah Peres
postado em 18/12/2019 21:04

[FOTO1] Dois comerciantes foram presos por armazenar botijões de gás indevidamente nos estabelecimentos. Os acusados guardavam os produtos em garagens e fundo de residências, sem seguir as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes e explosões, colocando em risco a vida de moradores locais. A Operação Zeppelin ocorreu na terça-feira (17/12), por meio da 16; Delegacia de Polícia (Planaltina).

Segundo o delegado Diogo Cavalcante, chefe da 16; DP, a apuração dos casos começou depois de denúncias anônimas da população. "Recebemos informações sobre a comercialização ilegal e sem os cuidados estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A partir disso, fomos até os estabelecimentos indicados e confirmamos que havia esse armazenamento indevido", explica.

Dois locais de venda, no Condomínio Estância, em Planaltina, foram alvo da operação. Além do armazenamento sem segurança, os acusados mantinham um quantidade de botijão de gás superior à autorizada pela ANP. "Isso coloca em risco a vida de quem mora próximo aos estabelecimentos, pois aumenta as chances de explosões. As regras indicam, por exemplo, que esses produtos precisam ser armazenados ao ar livre e é necessário ter extintores de incêndio", acrescenta Cavalcante.

Os comerciantes acabaram presos em flagrante por adquirir ou revender gás em desacordo com as normas estabelecidas. Se condenados, podem pegar de um a cinco anos de prisão. "Trata-se de um delito contra a ordem econômica que é inanfiançável. Por isso, os suspeitos continuam detidos até audiência de custódia, que deve ocorrer amanhã, quando poderão ser colocados em liberdade sob fiança", explica o delegado.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação