Cidades

Obra de túnel entre Taguatinga e EPTG tem autorização para ser retomada

Trabalhos estavam suspensos desde 2016, quando consórcio que perdeu a licitação entrou com representação no Tribunal de Contas do DF alegando irregularidades envolvendo uma das empresas do grupo vencedor

Jéssica Eufrásio
postado em 19/12/2019 15:52
Intervenção criará ligação a partir da Avenida Elmo Serejo As obras do túnel que ligará a Avenida Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) receberam autorização judicial para continuar. Em decisão unânime, divulgada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) nesta quarta-feira (19/12), os integrantes da corte votaram com o relator para dar prosseguimento à execução contratual. Os trabalhos estavam suspensos desde 2016.

Os problemas com o andamento das obras começaram naquele ano, depois de a terceira colocada entre as empresas participantes da licitação entrar com uma representação judicial no TCDF. No documento, o Consórcio Taguatinga, formado por Odebrecht e Serveng-Civilsan, questionava a habilitação do consórcio vencedor ; composto pela WVG Construções e Infraestrutura Ltda., além de outras quatro companhias ; para atuar nas obras.

De acordo com o exposto na representação, a WVG seria subsidiária integral da Construtura Beter S/A, declarada inapta para fechar contratos com a administração pública. Ao TCDF, coube a responsabilidade de decidir se a penalidade imposta à Beter deveria se estender à primeira.

No entanto, recentemente, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal e o Novo Túnel ; consórcio vencedor ; informaram que a WVG deixou de fazer parte do grupo que cuidará da construção. A mudança teve manifestação favorável por parte da Procuradoria-Geral do DF e o TCDF decidiu pela continuidade da execução do contrato.


Financiamento federal


Em novembro, o vice-governador Paco Britto (Avante) afirmou que as obras devem recomeçar no ano que vem. O contrato foi firmado em 2013, após abertura de licitação pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A previsão inicial era de que a construção custasse R$ 266 milhões, mas o consórcio vencedor apresentou contrato no valor de R$ 199 milhões. A intervenção, que faz parte do Corredor Eixo-Oeste, teria financiamento da União se tivesse sido retomada até dezembro de 2016.

O projeto original compreende a construção de um túnel de, aproximadamente, 830 metros sob a Avenida Central de Taguatinga, além do alargamento de pistas e da construção de faixas exclusivas nas principais vias de acesso à cidade.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que deve ficar pronta em dois anos após o início dos trabalhos. A mudança deve impactar os cerca de 135 mil veículos que trafegam pela área diariamante e evitar a retenção de veículos no centro de Taguatinga.

"Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, mergulharão pelo túnel e sairão na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG passarão por ele até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte", detalhou a pasta em nota.

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