Cidades

12º Desfile Beleza Negra traz combate contra o racismo na moda nesta sexta

O evento, que acontece a partir das 17h na estação 112 Sul do metrô, busca conscientizar e debater sobre a igualdade racial e combate ao racismo no segmento da moda

Luiz Philippe Tassy*
postado em 19/12/2019 17:22
ilustração de um banner do eventoA cultura negra invadirá a "passarela" do metrô do Distrito Federal a partir das 17h desta sexta-feira (20/12). O 12; Desfile Beleza Negra (DBN) chega à estação 112 Sul para difundir o conhecimento sobre os diferentes padrões de beleza, moda e comportamento, além fomentar o debate sobre a igualdade racial e combate ao racismo nesse segmento.

O evento, idealizado pela produtora de moda e estudante de Direito Dai Schmidt, acontece desde 2012 em Brasília. Dai explica que a ideia surgiu como um protesto ao mercado. ;No início, o evento foi um contraponto ao Capital Fashion Week. Uma forma de protesto para pedir a participação de mais negros no mercado da moda;.
A produtora ainda completa: ;Hoje, o desfile cresceu e virou praticamente uma marca voltadas para os negros. A cada ano o evento vai ganhando cada vez mais proporção e espaço no mercado, buscando sempre conscientizar e combater o racismo;.

Após a produção, os modelos do desfile partem da Faculdade Fortium, na SBS Quadra 2, em rumo à Rodoviária de Brasília para o acesso ao Metrô e então para a estação onde o desfile acontecerá. Toda a ação faz parte de um pré-desfile que é organizado pela produção do evento. Essa é a terceira vez que o DBN acontecerá em uma estação do metrô do DF.

Para Dai, a escolha do local ajuda na conscientização das população. ;Por ser no metrô, a quantidade de pessoas que poderão ver a nossa luta será maior, aumentando a visibilidade das pautas. Através da mistura de diversidades e da beleza negra a gente pretende mandar uma mensagem para quem estiver lá;.

As roupas e looks usados no DBN serão feitos e disponibilizados por marcas como a diaspora009, MINDLESSLY, DS AFRO Concept, sophisticated, Flamboyant All Style, Vera Corralero, Brechó do Óculos e Nanã. Já a produção estética, como como cabelo, maquiagem e tranças, ficará por conta de profissionais da The Under Family ; Studio Hair e Tattoo e da Estylo Black.

A 12; edição do Desfile Beleza Negra tem o apoio da Faculdade Fortium, Metrô ; DF e a Clínica de Estética Avançada Novitá. O evento contará ainda com a participação especial do DJ Moises Pretinho, além de convidados especiais como a delegada Dra. Jane Klébia, ex-BBB Elis Nair e a jornalista Érika Blayney.

O evento é uma realização do Instituto Janelas da Arte e a produção fica por conta do Beco da Coruja.

Serviço

Evento: 12; edição do Desfile Beleza Negra

Quando: Sexta-feira, 20 de dezembro, 17 horas.

Onde: Estação 112 sul do Metrô DF

Redes Sociais: @desfilebelezanegra

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação