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GDF deve retomar obras em 2020

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 20/12/2019 04:07
As obras do túnel que ligará a Avenida Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) estão previstas para serem retomadas no primeiro semestre de 2020, segundo o Governo do Distrito Federal. A construção está paralisada desde 2016, devido a problemas contratuais com as construtoras vencedoras na licitação pública. Ontem, em decisão unânime, o Tribunal de Contas do Distrito FederaL (TCDF) autorizou o prosseguimento do contrato.

O processo contra o consórcio composto pela empresa WVG Construções e Infraestrutura Ltda. e por outras quatro companhias começou ainda em 2016, quando o grupo que alcançou o terceiro lugar entre os participantes da licitação questionou na Justiça a habilitação dos escolhidos.

De acordo com o Consórcio Taguatinga, formado por Odebrecht e Serveng-Civilsan, a WVG seria subsidiária integral da Construtora Beter S/A, declarada inapta para fechar contratos com a administração pública. Ao TCDF, coube a responsabilidade de decidir se a penalidade imposta à Beter deveria se estender à primeira.

No entanto, recentemente, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF e o Novo Túnel ; consórcio vencedor ; informaram que a WVG deixou de fazer parte do grupo que cuidará da construção. A mudança teve manifestação favorável por parte da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, e o TCDF decidiu pela continuidade da execução do contrato.

Com o aval positivo, a pasta de Obras informou, por meio de nota, que deve retomar os trabalhos no próximo semestre e que a estimativa para entrega do túnel será de 24 meses após o início das obras.

Orçamento
O contrato foi firmado em 2013, após abertura de licitação pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A previsão inicial era de que a construção custasse R$ 266 milhões, mas o consórcio vencedor apresentou contrato no valor de R$ 199 milhões. A intervenção, que faz parte do Corredor Eixo-Oeste, teria financiamento da União se tivesse sido retomada até dezembro de 2016.

A Secretaria de Obras confirmou o orçamento e informou que o túnel de 830 metros de extensão deverá atender a um fluxo de 135 mil carros que passam diariamente pelo trajeto.

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