postado em 21/12/2019 04:06
Com a promessa de destravar a fila do centro cirúrgico do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) convocou 37 concursados dos anos de 2017 e 2018 para integrar o quadro da saúde pública a partir do ano que vem. Segundo a Secretaria de Saúde, 6.690 pessoas aguardam na fila para cirurgias. O foco do governo é investir em médicos anestesistas, necessários em todo procedimento cirúrgico e em menor número na rede pública. Atualmente, 276 anestesiologistas e 459 cirurgiões de diversas especialidades atuam na saúde.
;O chamamento desses profissionais vai fortalecer os serviços de saúde, com destaque para os anestesiologistas, que vão complementar as equipes cirúrgicas e dar vazão à demanda existente na área;, assegurou a secretária-adjunta de assistência da SES, Lucilene Florêncio.
A lista de nomeações publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na última quinta-feira, inclui 17 médicos anestesistas, três enfermeiros obstetras, três farmacêuticos bioquímicos e 14 técnicos em contabilidade. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que ;os técnicos em contabilidade trabalharão nas áreas de cálculo, finanças e contratos, desenvolvendo atividades típicas do cargo. É um incremento para uma gestão mais eficiente e técnica; e que ;após o fim do prazo legal para posse, será possível saber quantos profissionais assumiram seus cargos e fazer a distribuição de acordo com as áreas mais carentes;.
Os concursados terão o prazo legal de 30 dias, a contar da data de nomeação, para assinar o termo de posse, e mais cinco dias úteis para entrar em exercício. Segundo o GDF, as nomeações se destinam a preencher as vagas decorrentes de exonerações e vacâncias de novembro deste ano.
Em junho deste ano, o governo já havia convocado 500 profissionais para integrar o quadro da saúde no DF. Os novos contratados foram encaminhados para unidades gerenciadas pelo Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Ao todo, a Secretaria contabiliza cerca de 32 mil profissionais de saúde em toda a rede pública.
Anestesiologia
Diogo de Oliveira Lopes Ferreira Santos, Fernando Bernardes Dal Secchi Bento, Matheus Cardoso Neves, Renata Cristina Costa, Gabriel Marcos Rocha David, Daniela Côrtes Borges, Gabriela Dechiqui Barbosa, Alberto Mouzinho Nunes Soares, Rodolfo Mariano Guerra Machado, Aldo Roberto Ferrini Filho, Jabson dos Santos Ferreira, Lea Menezes Couceiro Burle, Santhiago de Pina Naves, Victor Guilherme Bittar Souto, Fabio José Nunes de França, Juliana Lais Carneiro e Leonardo Homem de Faria Martins.
Enfermeiro obstetra
Camila Lins Pimentel, Kátia Guerreiro de Franca e Nayara Franklin Cesar.
Farmacêutico bioquímico
Nayara Felipe Guimarães, Fernanda Alves Franca e Ada Amalia Ayala Urdapilleta.
Técnico em contabilidade
Francisco Xavier de Alencar Sampaio, Hermes Leite de Almeida, Edimar Júnior Ribeiro Rodrigues, Valter dos Santos Alves, Maria Luiza da Silva Andrade, Sérgio Rubens Alves, Marcelo Gomes de Castro, Fernanda Pereira de Andrade, Eline da Silva Sena, Iegor Araujo de Lima, Leonardo Barbosa Leal e Marcílio de Souza Dias.
Lista de cirurgias eletivas:
; Marcapasso: 13
; Cirurgia cardíaca para adulto: 22
; Cirurgia cardíaca pediátrica: 31
; Cabeça e pescoço: 917
; Otorrinolaringologia: 3092
; Procedimentos endovasculares: 227
; Ginecologia oncológica: 150
; Cirurgia torácica: 08
; Urologia: 968
; Oftalmologia ; Catarata: 155
; Oftalmologia ; Retina: 734
; Oftalmologia ; Plástica ocular: 59
; Oftalmologia ; Pterígio e calázio: 273
; Oftalmologia ; Glaucoma: 1
; Estrabismo: 40