Cidades

Procuradora da Mulher visita batalhão de prevenção à violência doméstica

Polo localizado no Núcleo Bandeirante presta assistência à mulheres e faz visitas periódicas aos agressores denunciados

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/12/2019 11:05
A deputada Júlia Lucy, Procuradora Especial da Mulher da CLDF, e membra da CPI do feminicídio, acompanhou um dia de trabalho da Provid nessa quinta-feira (19/12)O batalhão da Polícia Militar responsável pelo policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid) das regiões do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way recebeu a visita da Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa, deputada Júlia Lucy (Novo). A parlamentar foi até o local na quinta-feira (19/12) para acompanhar o andamento das ações desenvolvidas pela equipe às vítimas de violência doméstica.

A deputada acompanhou uma equipe do batalhão durante uma visita solidária à casa de uma vítima que está com medida protetiva. A mulher é deficiente, e recebe o amparo contra o irmão, que é usuário de drogas e já a agrediu. Em seguida, Júlia foi até uma oficina mecânica para conversar também com o agressor, acompanhando o trabalho de pacificação do lar por parte dos militares.

A parlamentar, que também compõe a CPI do Femínicido da Câmara Legislativa do Distrito Federal, reforçou a importância do trabalho do Provid. ;Nosso papel é orientar as vítimas e o agressor. Valorizar esse acompanhamento feito pelo Provid é uma questão de salvar a vida dessas mulheres;, disse.

Atendimentos dos batalhões de Prevenção

De janeiro a novembro deste ano, o Provid realizou 11.012 atendimentos em todo o Distrito Federal. Em 2018, foram feitos 10.765 atendimentos. A maior parte das assistências são feitas por pedidos de encaminhamentos das varas de violência contra a mulher do do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Terrotórios (TJDFT).

O trabalho do batalhão também foi expandido para todos os comandos regionais da PMDF, e todas as regiões do DF contam com o programa.

Canais de denúncia

Além da abertura de processos nas varas de violência contra a mulher, em caso de necessidade, vítimas podem ligar diretamente para o número de emergência da Polícia Militar, discando o 190. Na Central de Atendimento à Mulher, no 180, ou para a Polícia Civil, nos números 197, opção 0, ou pelo canal do WhatsApp: (61) 98626-1197.

Denúncias do tipo ainda podem ser feitas pela internet, pelo portal da PCDF clicando aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação