Cidades

Brasilienses capricham na decoração e presépios enfeitam a capital

Brasilienses montaram cenários de todos os tipos e tamanhos para celebrar o nascimento de Jesus Cristo

Caroline Cintra
postado em 22/12/2019 08:00
Ao lado do altar, a montagem do Santuário Dom Bosco chama a atenção dos visitantesO presépio é uma tradição antiga entre os cristãos. A montagem relembra o cenário do nascimento de Jesus Cristo em uma manjedoura, em Belém, e representa o significado do Natal, celebrado em 25 de dezembro. Dias e até semanas antes da data, muitos deles enfeitam a capital federal. Eles estão nas igrejas, nas casas, nos condomínios e nos gramados.

Todo ano, no Santuário Dom Bosco, na 702 Sul, é montado um presépio ao lado do altar. Do dia da montagem até a tarde de 24 de dezembro, a escultura de Maria grávida fica exposta. Na missa que ocorre às 19h30, ela é retirada e dá lugar a uma peça em que a Virgem está ajoelhada ao lado do filho, que acabou de nascer, deitado em uma cama de palha. Considerada um dos pontos turísticos da capital, a paróquia fica aberta o dia inteiro e recebe pessoas de todos os lugares. Quem vem a Brasília nesta época do ano aproveita para visitar a montagem, considerada uma das mais bonitas da cidade.

O reitor do santuário, padre Jonathan Costa, conta que os voluntários que montam o cenário tentam deixá-lo o mais fiel possível com a história real de Jesus. Neste ano, por exemplo, colocaram a imagem de Maria grávida e a escultura do recém-nascido. Nos anos anteriores, o bebê era representado por uma bíblia. ;A gente tenta mudar uma coisa ou outra. Mas a característica do Natal tem uma só finalidade, que é pensar no menino Jesus;, diz..

O padre explica que, antes do nascimento de Cristo, já existia a festa de Natal. No entanto, era uma comemoração pagã, em adoração ao deus Sol. ;A festa tornou-se cristã depois. Se Jesus é o Sol que ilumina o universo, colocou-se como se ele tivesse nascido no dia 25, data da festa pagã. Desde então, temos essa característica de pensarmos na data como o nascimento do menino Jesus e, junto, o pensamento de que ele veio para ser o nosso salvador, o nosso Messias;, detalha.

Em diversos tamanhos, a montagem do presépio não tem um padrão. Ela vai de acordo com o gosto e com o espaço disponível. Na Paróquia São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, na 303/304 Norte, as peças, em tamanho real, ficam expostas no jardim e chamam a atenção de quem passa em frente. O cenário é sempre iluminado à noite, enfeitando ainda mais a região.

A catadora de material reciclável Ana Paula Costa, 44 anos, vai à paróquia todo ano em dezembro. Ela e a família participam de uma confraternização com os voluntários da igreja e aproveitam para apreciar o presépio. Mãe de Júlia, 15, Valentina, 3, e Aleck Felipe, 1, ela faz questão de explicar o nascimento de Jesus para eles.

;Eu acho importante trazê-los, porque a geração de hoje tem que acreditar em alguma coisa, se apegar. Ensino para eles que é bom ganhar presente, esperar pelo Papai Noel, mas tem que ter fé e acreditar em Jesus, que é o verdadeiro sentido desta festa toda. Hoje, para meus filhos, os bonecos são personagens, mas, quando crescerem, vão ver que cada um deles faz parte da nossa vida, nossa história;, diz Ana Paula.

Tradição familiar


A aposentada Marli Teixeira, 68, monta um presépio em casa todo ano. A tradição vem da infância na casa dos pais. Hoje, ela repassa para os três filhos e quatro netos. ;Minha mãe sempre fazia, e eu acho importante manter isso dentro da família. Ao colocar cada peça, é uma grande emoção. Não dá para descrever o sentimento. Só sei que cada parte é montada com muito amor e carinho.;

Nascida em Viçosa (MG) e moradora de Brasília há 41 anos, Marli é de uma família católica e devota de Nossa Senhora Aparecida. Para ela, todo fim de ano é muito especial. Na quadra onde mora, realiza novenas há 23 anos. Nas missas, leva o menino Jesus nos braços e puxa as orações com os vizinhos. ;É a coisa mais linda. A gente olha para os lados e vê cadeirantes descendo dos prédios, idosos. Muitos choram, se emocionam. Para mim, é uma das melhores épocas;, diz.

Reciclagem


No início deste ano, o professor de português Davi Moreira lançou um desafio aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Educacional (CED) Condomínio Estância 3: fazer um presépio com garrafa pet. A missão de cada um era, desde o início do primeiro semestre, levar 80 embalagens para construir a peça natalina. O intuito era colocar em um local público e de acesso à comunidade.

;Queríamos montar na praça da cidade, para ajudar a movimentar o comércio, mas precisaríamos de um ponto de iluminação e não conseguimos. Decidimos montar em frente ao colégio mesmo;, conta Davi.

O cenário foi inaugurado em 7 de dezembro e contou com integrantes da comunidade escolar, moradores e o padre da região. ;É a única representação do nascimento de Jesus em Planaltina, por isso, a presença dessas pessoas foi importante. O padre deu a bênção e falou da história do presépio e da importância do espírito natalino. Estamos felizes com o resultado e espero que muitas pessoas venham visitar;, destaca o professor.

  • Personagens e elementos

    • Menino Jesus: de acordo com o cristianismo, é o filho de Deus e foi escolhido para ser salvador do mundo.

    • Virgem Maria: mãe de Jesus, que o concebeu por meio do Espírito Santo.

    • São José: pai de Jesus e carpinteiro.

    • Gruta ou curral: local em que Maria e José passaram a noite em que Jesus nasceu. Segundo a tradição, pastores abrigavam os animais no local.

    • Manjedoura: cama de feno ou palha em que se colocavam filhotes de animais recém-nascidos. Tornou-se o berço de Jesus.

    • Burro, boi, galo e ovelhas: animais que estavam na gruta no momento do nascimento de Jesus.

    • Anjos: anunciantes da chegada de Jesus aos pastores da região.

    • Pastores: primeiras pessoas a conhecerem Jesus e representantes da simplicidade do povo hebreu.

    • Estrela de Belém: guiou os Três Reis Magos ; Belchior, Baltazar e Gaspar ; até Belém, onde Jesus nasceu. Eles representam a devoção dos povos pagãos a Deus.

    • Ouro, incenso e mirra: presentes que os magos ofereceram ao menino Jesus. O ouro simboliza a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, o sofrimento e a eternidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação