postado em 22/12/2019 04:07
O centro comercial Venâncio 2000 nasceu em 1977, idealizado por Antônio Venâncio da Silva, que veio a Brasília a convite do amigo Juscelino Kubitschek e apostou no sonho na nova capital. Em 2014, os sócios e irmãos André Venâncio, 43 anos, e Rafael Venâncio, 39, promoveram uma revitalização arquitetônica, comercial e tecnológica, incrementando novas atividades de varejo e alimentação. Desde então, o empreendimento passou a se chamar Venâncio Shopping. Com o objetivo de ser conectado ao dia a dia do público, o local oferece boa quantidade de serviços para atender às demandas mais variadas.
André conta que o centro faz parte da história de Brasília desde que foi inaugurado. ;Naquela época, já oferecia um conteúdo de varejo e serviços em um só lugar. Em 2014, com o retrofit, fortalecemos o conceito multiúso com a ampliação e diversificação do mix. Investimos em acessibilidade em todo o empreendimento com rampas, piso tátil, códigos em braile, banheiros totalmente reformados, incluindo banheiros PNE (para pessoas com necessidades especiais), espaço família com sala de amamentação, sala de papinha, trocadores acessíveis para pais e mães, banheirinha para os bebês e banheiro família;, lista André.
A empresa ampliou o número de serviços essenciais, com postos do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e da Serasa e cartórios. Também há um centro de atendimento da Embaixada dos Estados Unidos, para a retirada de visto americano, além de academia de ginástica e outras conveniências. O complexo funciona com horários diversos, em razão das muitas operações de serviço instaladas, mas o shopping cumpre o padrão: de segunda a sexta, das 9 às 20h, e aos sábados, das 10 às 18h. Aos domingos, abrem apenas os restaurantes das varandas gourmets em horários próprios.
Segundo Rafael, a empresa conseguiu bons resultados em 2019. ;Apesar de todas as previsões terem apontado para quedas no varejo e no setor imobiliário, nós crescemos em ambos. Estamos comemorando os números que tivemos em termos de ocupação de área ao longo do ano: cerca de 10 mil metros quadrados (m;). E um crescimento de vendas na ordem de 15%;, informa.
Para 2020, os sócios esperam oportunidades para novos negócios, pois enxergam bom movimento no varejo, com marcas se expandindo para Brasília e o mercado imobiliário se recuperando. ;Nossa meta é continuar trabalhando para a expansão do mix para que possamos oferecer um Venâncio cada dia mais completo para a cidade;, assegura Rafael.
Comunidade
Mais de 40 mil pessoas frequentam o Venâncio diariamente. Cerca de 15 mil trabalham no complexo. ;Temos a missão de nos conectarmos com o dia a dia das pessoas e, nesse pensamento, atuamos no sentido de ter boas práticas internas e atitudes externas de compromisso social;, diz Rafael. Para ele, a indústria 4.0 influencia diretamente na empregabilidade e em um novo comportamento de pessoas e da economia. Os sócios utilizam o empreendimento para realizar ações gratuitas que fortaleçam questões que abram a mente das pessoas, contemplando temas como empreendedorismo feminino e prevenção da violência contra a mulher. ;Abraçamos temáticas como a da economia criativa e da saúde emocional;, acrescenta.
A estrutura da empresa é formada por superintendente e gerentes com especialização em shopping, varejo e mercado imobiliário. Além disso, alguns comitês foram criados para discutir os assuntos de maior relevância, que requeiram decisões maiores com a participação dos diretores, do superintendente e de toda a equipe gerencial. Com 83 operações em funcionamento, há a expectativa de abertura de mais três grandes marcas varejistas no primeiro semestre de 2020, entre elas a Decathlon, que será a única do DF. Nas torres empresariais, também estão previstas três novas grandes empresas, que ocuparão, juntas, mais de 3mil m;.
Rafael diz que, atualmente, se envolve mais com a visão estratégica na gestão. ;Hoje tenho mais tempo para pensar, buscar novos negócios e conhecer empreendimentos similares em outros locais, buscando novidades e conhecimentos para o empreendimento.; Ele conta que, após vários anos dedicados à gestão no dia a dia, hoje tem uma equipe competente e experiente que segue a visão e os valores da empresa, o que gera bastante segurança. ;Partindo dos princípios de meu pai, o sucesso vem com muito trabalho, foco no negócio, colaboração de equipe e olhos atentos ao mercado. Inovar também é fundamental para não se tornar obsoleto;, finaliza.