Cidades

Cirurgia inédita: Primeira fetoscopia do Hmib é concluída com sucesso

O procedimento foi feito neste sábado com as gêmeas de 22 semanas da paciente Karla Sarah da Silva, 23 anos. As meninas tinham um problema na distribuição de sangue por ocuparem a mesma placenta

postado em 22/12/2019 19:56
O procedimento foi feito neste sábado com as gêmeas de 22 semanas da paciente Karla Sarah da Silva, 23 anos. As meninas tinham um problema na distribuição de sangue por ocuparem a mesma placentaA primeira fetoscopia realizada no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) teve uma avaliação positiva dos médicos que realizaram o procedimento. As gêmeas da paciente
Karla Sarah da Silva, 23 anos foram submetidas a cirurgia intrauterina por estarem com o desenvolvimento comprometido devido a um problema chamado Síndrome de Transfusão Fetofetal, que é quando um dos fetos recebe mais sangue do que o outro. As meninas dividem a mesma placenta da mãe.

O procedimento estava marcado para ocorrer no sábado, mas foi realizado na manhã deste domingo (22). De acordo com o hospital, a técnica utilizada foi a ;laser terapia;, com ela foi possível separar o canal de comunicação dos vasos sanguíneos entre os dois fetos.

A mãe, moradora de Aparecida de Goiânia, esteve consciente o tempo todo e pôde acompanhar tudo pelo monitor de vídeo. Ela já foi encaminhada para a enfermaria e está com alta prevista para amanhã (23). ;Estou ótima, deu tudo certo. Não senti nada, foi bem tranquilo. Agora, só falta esperar o dia do nascimento e escolher os nomes certinhos, já que os trocamos algumas vezes;, se anima a mãe.

;A cirurgia foi tranquila, bem-sucedida. As conexões sanguíneas foram separadas, conforme havíamos planejado. Até as bebês ajudaram, mantendo-se quietinhas para que o procedimento pudesse ser o sucesso que foi;, explica a médica Danielle do Brasil, uma das responsáveis pela cirurgia;.

;É a primeira vez que uma cirurgia dessas é feita pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Através da competência dos nossos profissionais de ponta como a dra. Danielle do Brasil, dr. Marcelo Filipo e equipe diferenciada, conseguimos salvar a vida das gêmeas e também vamos proporcionar à mãe mais tranquilidade para chegar até o final da gestação. Estamos todos bastante felizes e satisfeitos com o resultado da cirurgia;, conclui o diretor do Hmib, Rodolfo Alves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação